Alfabetização científica e tecnológica no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Fortaleza-CE
Título
Alfabetização científica e tecnológica no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Fortaleza-CE
Alfabetização científica e tecnológica no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Fortaleza-CE
Educação
Autor
Eloisa Maia Vidal
Eloisa Maia Vidal
Orientação
André Haguette
André Haguette
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho procura discutir aspectos relacionados à alfabetização científica e tecnológica, conceito que começa a delinear-se a partir dos anos 1960, quando se iniciam reflexões sobre as relações existentes entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Para tanto, procura se debruçar sobre os seguintes objetivos: construir, a partir de uma ampla revisão de literatura, um quadro conceitual para caracterizar a alfabetização científica e tecnológica; analisar, através de uma pesquisa de campo, a ação docente dos professores da área de conhecimento de Ciências naturais da 8ª série do Ensino Fundamental em aspectos que fomentam a alfabetização científica e tecnológica; e investigar, junto aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, o grau de interesse e compreensão acerca da alfabetização científica e tecnológica. O desenvolvimento do trabalho apresenta três etapas. A primeira etapa consiste numa reflexão sobre a ciência e a tecnologia enquanto manifestações do conhecimento humano, situando como marco o nascimento da ciência moderna e a sua significativa associação com a técnica, seguida de uma revisão de literatura sobre a construção dos conceitos de alfabetização tecnológica e alfabetização científica, questões relacionadas aos conteúdos propostos para a ACT, a formação de professores num contexto que favoreça a ACT e como, no cenário educacional brasileiro, essas preocupações estão se manifestando (capítulos I e II). A segunda etapa constitui os aspectos metodológicos do processo de investigação, sendo a etnometodologia a opção adotada, considerando as características intrínsecas da pesquisa e a realidade social construída pelos atores envolvidos, já que se julgou relevante abordar a problemática da alfabetização científica e tecnológica sob múltiplos aspectos, buscando levantar as implicações sociais, culturais e epistemológicas da questão, seguido da análise para identificação do grau de convergência e aspectos divergentes detectados através dos instrumentos aplicados (capítulos III e IV). Na terceira parte procurou-se fazer um esforço para sistematizar a análise dos dados em torno de 4 eixos articulados, que remetem aos objetivos definidos pelo projeto de pesquisa e aos quadros conceituais elaborados a partir da revisão de literatura do Capítulo II. As constatações feitas representam a contribuição que pode ser dada à discussão, tendo como referência o estudo realizado e o cenário no qual ele se deu, não pretendendo ter caráter conclusivo nem generalizável, uma vez que são decorrentes de um estudo de caso, mas colocar a problemática da alfabetização científica e tecnológica na pauta das discussões curriculares, se não nacionais, pelo menos no espaço local. Considerando ainda as limitações da pesquisa, optou-se pelo encaminhamento de algumas sugestões para implementação de ações no âmbito da política educacional com vistas a alfabetização científica e tecnológica de professores e alunos, que consistem em: formação inicial e continuada enfocando a ACT, utilização dos meios de comunicação como recursos pedagógicos de significativo valor formativo, disseminação de uma cultura científica e tecnológica na sociedade e comunidade escolar através da realização de eventos que valorizem e deem visibilidade ao processo de ACT (capítulo V).
Este trabalho procura discutir aspectos relacionados à alfabetização científica e tecnológica, conceito que começa a delinear-se a partir dos anos 1960, quando se iniciam reflexões sobre as relações existentes entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Para tanto, procura se debruçar sobre os seguintes objetivos: construir, a partir de uma ampla revisão de literatura, um quadro conceitual para caracterizar a alfabetização científica e tecnológica; analisar, através de uma pesquisa de campo, a ação docente dos professores da área de conhecimento de Ciências naturais da 8ª série do Ensino Fundamental em aspectos que fomentam a alfabetização científica e tecnológica; e investigar, junto aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, o grau de interesse e compreensão acerca da alfabetização científica e tecnológica. O desenvolvimento do trabalho apresenta três etapas. A primeira etapa consiste numa reflexão sobre a ciência e a tecnologia enquanto manifestações do conhecimento humano, situando como marco o nascimento da ciência moderna e a sua significativa associação com a técnica, seguida de uma revisão de literatura sobre a construção dos conceitos de alfabetização tecnológica e alfabetização científica, questões relacionadas aos conteúdos propostos para a ACT, a formação de professores num contexto que favoreça a ACT e como, no cenário educacional brasileiro, essas preocupações estão se manifestando (capítulos I e II). A segunda etapa constitui os aspectos metodológicos do processo de investigação, sendo a etnometodologia a opção adotada, considerando as características intrínsecas da pesquisa e a realidade social construída pelos atores envolvidos, já que se julgou relevante abordar a problemática da alfabetização científica e tecnológica sob múltiplos aspectos, buscando levantar as implicações sociais, culturais e epistemológicas da questão, seguido da análise para identificação do grau de convergência e aspectos divergentes detectados através dos instrumentos aplicados (capítulos III e IV). Na terceira parte procurou-se fazer um esforço para sistematizar a análise dos dados em torno de 4 eixos articulados, que remetem aos objetivos definidos pelo projeto de pesquisa e aos quadros conceituais elaborados a partir da revisão de literatura do Capítulo II. As constatações feitas representam a contribuição que pode ser dada à discussão, tendo como referência o estudo realizado e o cenário no qual ele se deu, não pretendendo ter caráter conclusivo nem generalizável, uma vez que são decorrentes de um estudo de caso, mas colocar a problemática da alfabetização científica e tecnológica na pauta das discussões curriculares, se não nacionais, pelo menos no espaço local. Considerando ainda as limitações da pesquisa, optou-se pelo encaminhamento de algumas sugestões para implementação de ações no âmbito da política educacional com vistas a alfabetização científica e tecnológica de professores e alunos, que consistem em: formação inicial e continuada enfocando a ACT, utilização dos meios de comunicação como recursos pedagógicos de significativo valor formativo, disseminação de uma cultura científica e tecnológica na sociedade e comunidade escolar através da realização de eventos que valorizem e deem visibilidade ao processo de ACT (capítulo V).
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Ciência; Tecnologia; Alfabetização Tecnológica
Alfabetização Científica; Ciência; Tecnologia; Alfabetização Tecnológica
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas