Percepção ambiental e epistemologia: contribuições indígenas para o ensino de Ciências no contexto amazônico.

Título
Percepção ambiental e epistemologia: contribuições indígenas para o ensino de Ciências no contexto amazônico.
Autor
Francisco César Brito Vieira
Orientação
Maria Auxiliadora de Souza Ruiz
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Ano
2010
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A pesquisa "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA: Contribuições indígenas para o ensino de ciências no contexto amazônico" buscou demonstrar a experiência vivida pelas várias etnias quanto ao seu processo de escolarização na área rural de Manaus. Destacamos que o oferecimento da Educação Escolar Diferenciada e Intercultural no Estado do Amazonas, apesar de ser um direito também dos povos indígenas que estão residindo no perímetro rural do município de Manaus, comprovamos que há uma necessidade muito grande de ressignificar os conhecimentos tradicionais. Uma vez, que só no ano de 2005, com a criação do Núcleo de Educação Escolar Indígena - NEEI, a Prefeitura de Manaus, através da SEMED, iniciou seus trabalhos visando sua implantação no município de Manaus. A reflexão da pesquisa foi orientada pelo método etnográfico que enfatiza a intenção de interpretar e compreender o processo de construção da educação ambiental e os seus significados relacionados com o homem e o seu meio. Os dados foram coletados através das técnicas de observação direta, e do uso de entrevista semi-estruturada a fim de contextualizar e compreender os significados das informações obtidas. Os indígenas continuam freqüentando a escola regular dos não indígenas, onde seus conhecimentos, valores e saberes não são reconhecidos e nem valorizados. Destacamos que esta experiência ocasionou mudanças significativas nos modos originários desses povos. Porém, tomando a ideia de cultura como um fenômeno dinâmico, processual e circunstancial, consideramos que ao invés de perdas de traços originais, a experiência escolar rural, tem contribuído para um ajustamento, uma adaptação aos novos contextos do contato. Dessa forma, os indígenas que frequentam a escola de ensino regular dos não indígenas, vem desenvolvendo experiência escolar alternativa em sua comunidade mantendo o ensino da língua e fragmentos da cultura Baré, Baniwa e Tucano entre outras, demonstrando com isso a possibilidade do diálogo no ensino de ciências em suas práticas cotidianas.
Palavras Chave
percepção, epistemologia, diversidade, ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno