Avaliação da aprendizagem na Educação à Distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática.
Título
Avaliação da aprendizagem na Educação à Distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática.
Avaliação da aprendizagem na Educação à Distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática.
Autor
Marlete Vieira
Marlete Vieira
Orientação
Edel Ern
Edel Ern
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Na Educação a Distância (EaD), a avaliação da aprendizagem vem sendo reconhecida como um dos aspectos fundamentais para a legitimação de cursos realizados nesta modalidade. Porém, as experiências demonstram a necessidade de repensar as propostas existentes, para uma opção de avaliação formativa, articulada ao processo de ensino e aprendizagem, contrapondo-se à avaliação tradicional, mas que permite avaliar o aluno sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar, comparar ou contabilizar o que aprendeu. Neste estudo sobre a avaliação da aprendizagem na EaD, buscou-se analisar a experiência do Curso de Complementação para Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, realizado pela UFSC,em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A pesquisa visou constatar se a avaliação da aprendizagem superou as proposições da abordagem tradicional de ensino, caracterizada pelo ensino centrado no professor e que enfatiza a avaliação apenas para atribuir nota ou conceito, ou se as estratégias de avaliação foram propostas e praticadas numa concepção mais inovadora, integrada ao processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso e os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com os estudantes do curso nas quatro áreas da licenciatura. Os resultados mostraram que o curso apresentou duas concepções de avaliação da aprendizagem, caracterizadas por uma avaliação tanto com aspectos tradicionais quanto inovadores. Constatou-se, também, que as disciplinas pedagógicas do curso nas quatro áreas foram as que mais apresentaram aspectos inovadores, e as disciplinas das áreas específicas apresentaram aspectos tradicionais. Concluiu-se que, apesar do curso de licenciatura apresentar aspectos da avaliação caracterizados pelo ensino tradicional, os relatos dos estudantes nas entrevistas revelaram que: a avaliação contribuiu para a aprendizagem, ao realizar-se no curso uma avaliação mais inovadora, com características da avaliação formativa, contínua e processual, tendo em vista o ensino centrado na aprendizagem, no qual o aluno é o sujeito do processo de ensino e aprendizagem.
Na Educação a Distância (EaD), a avaliação da aprendizagem vem sendo reconhecida como um dos aspectos fundamentais para a legitimação de cursos realizados nesta modalidade. Porém, as experiências demonstram a necessidade de repensar as propostas existentes, para uma opção de avaliação formativa, articulada ao processo de ensino e aprendizagem, contrapondo-se à avaliação tradicional, mas que permite avaliar o aluno sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar, comparar ou contabilizar o que aprendeu. Neste estudo sobre a avaliação da aprendizagem na EaD, buscou-se analisar a experiência do Curso de Complementação para Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, realizado pela UFSC,em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A pesquisa visou constatar se a avaliação da aprendizagem superou as proposições da abordagem tradicional de ensino, caracterizada pelo ensino centrado no professor e que enfatiza a avaliação apenas para atribuir nota ou conceito, ou se as estratégias de avaliação foram propostas e praticadas numa concepção mais inovadora, integrada ao processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso e os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com os estudantes do curso nas quatro áreas da licenciatura. Os resultados mostraram que o curso apresentou duas concepções de avaliação da aprendizagem, caracterizadas por uma avaliação tanto com aspectos tradicionais quanto inovadores. Constatou-se, também, que as disciplinas pedagógicas do curso nas quatro áreas foram as que mais apresentaram aspectos inovadores, e as disciplinas das áreas específicas apresentaram aspectos tradicionais. Concluiu-se que, apesar do curso de licenciatura apresentar aspectos da avaliação caracterizados pelo ensino tradicional, os relatos dos estudantes nas entrevistas revelaram que: a avaliação contribuiu para a aprendizagem, ao realizar-se no curso uma avaliação mais inovadora, com características da avaliação formativa, contínua e processual, tendo em vista o ensino centrado na aprendizagem, no qual o aluno é o sujeito do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
EaD; Avaliação; Formação de Professores; Biologia / Física / Química / Matemática.
EaD; Avaliação; Formação de Professores; Biologia / Física / Química / Matemática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores