Um estudo com alunos do ensino médio de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS das concepções de energia com enfoque para a Educação Ambiental.

Título
Um estudo com alunos do ensino médio de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS das concepções de energia com enfoque para a Educação Ambiental.
Autor
Maurício Aires Vieira
Orientação
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Instituição
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2002
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho, inserido na linha de pequisa "Currículo e Formação de Professores", tem por objetivo principal analisar, através de um enfoque sistêmico, a concepção de alunos a respeito do termo "energia" e suas implicações ambientais. Dessa forma, pretende-se contribuir para a inserção da dimensão ambiental nas escolas, tendo como suporte a grandeza, energia. Tendo como referencial as diferentes formas de se avaliar o vocábulo energia e a relação com a manutenção da vida no planeta e as implicações no ambiente, foi proposto um trabalho para o estudo das concepões - conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal - dos alunos de escolas de ensino médio das redes municipal, estadual e federal de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS. Entende-se como concepções, o senso comum do aluno: a maneira de pensar, os conhecimentos prévios atitudinais e normativos, independentemente de ir ao encontro da comunidade científica ou não. Este estudo de modo geral, busca conhecer as idéias e as dificuldades de estudantes, quando confrontados com o termo energia. Primeiramente, o trabalho é apoiado em uma rede sistêmica, partindo da palavra energia e explorando quatro dimensões. O trabalho, em si, apresenta incialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de que alguns professores tenham interesse nos tópicos abordados. Alguns fundamentos de Educação Ambiental também são apurados e ainda, é feita uma pequena explanação sobre a legislação atual que rege a Educação. Após a revisão, utiliza-se um questionário como instrumento principal para a pesquisa. A metodologia de trabalho consta de três fases distintas: (1) uma análise conceitual da parte metodológica apoiada no referencial "energia" e as mencionadas conseqüências ambientais; (2) elaboração de redes sistêmicas a partir das idéias e pensamentos dos alunos e (3) a análise do instrumento de pesquisa, a partir das dimensões relacionadas à energia: quanto à associação, conceitualização, origem e conseqüências ambientais. Foram propostas classificações das médias baseadas em escalas tipo Likert, para concepções dos alunos. Os resultados indicaram um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada, referentes à grandeza energia. Mesmo encontrando médias classificadas como altas, foi constatado que há lacunas nas concepções indicadas pelo desconhecimento de alguns termos e pela separação entre questões ambientais e didáticas. Em função das concepções levantadas, foi possível conhecer as idéias destes discentes, formular e sugerir algumas recomendações para a inserção de Educação Ambiental nas instituições de ensino, respeitando a realidade das escolas e da comunidade, bem como o desenvolvimento do educando. O principal instrumento de pesquisa mostrou boa fidedignidade, permitindo que seja sugerido a futuros pesquisadores na área de Educação Ambiental, interessados em conhecer as concepções de alunos, a fim de externalizar uma "cidadania planentária", tendo em vista que há problemas, dentre os quais os de cunho ambiental, que ultrapassam a noção de soberania e de território, necessitando de preocupação em forma global.
Palavras Chave
concepções de energia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno