Um estudo com alunos do ensino médio de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS das concepções de energia com enfoque para a Educação Ambiental.
Título
Um estudo com alunos do ensino médio de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS das concepções de energia com enfoque para a Educação Ambiental.
Um estudo com alunos do ensino médio de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS das concepções de energia com enfoque para a Educação Ambiental.
Autor
Maurício Aires Vieira
Maurício Aires Vieira
Orientação
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho, inserido na linha de pequisa "Currículo e Formação de Professores", tem por objetivo principal analisar, através de um enfoque sistêmico, a concepção de alunos a respeito do termo "energia" e suas implicações ambientais. Dessa forma, pretende-se contribuir para a inserção da dimensão ambiental nas escolas, tendo como suporte a grandeza, energia. Tendo como referencial as diferentes formas de se avaliar o vocábulo energia e a relação com a manutenção da vida no planeta e as implicações no ambiente, foi proposto um trabalho para o estudo das concepões - conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal - dos alunos de escolas de ensino médio das redes municipal, estadual e federal de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS. Entende-se como concepções, o senso comum do aluno: a maneira de pensar, os conhecimentos prévios atitudinais e normativos, independentemente de ir ao encontro da comunidade científica ou não. Este estudo de modo geral, busca conhecer as idéias e as dificuldades de estudantes, quando confrontados com o termo energia. Primeiramente, o trabalho é apoiado em uma rede sistêmica, partindo da palavra energia e explorando quatro dimensões. O trabalho, em si, apresenta incialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de que alguns professores tenham interesse nos tópicos abordados. Alguns fundamentos de Educação Ambiental também são apurados e ainda, é feita uma pequena explanação sobre a legislação atual que rege a Educação. Após a revisão, utiliza-se um questionário como instrumento principal para a pesquisa. A metodologia de trabalho consta de três fases distintas: (1) uma análise conceitual da parte metodológica apoiada no referencial "energia" e as mencionadas conseqüências ambientais; (2) elaboração de redes sistêmicas a partir das idéias e pensamentos dos alunos e (3) a análise do instrumento de pesquisa, a partir das dimensões relacionadas à energia: quanto à associação, conceitualização, origem e conseqüências ambientais. Foram propostas classificações das médias baseadas em escalas tipo Likert, para concepções dos alunos. Os resultados indicaram um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada, referentes à grandeza energia. Mesmo encontrando médias classificadas como altas, foi constatado que há lacunas nas concepções indicadas pelo desconhecimento de alguns termos e pela separação entre questões ambientais e didáticas. Em função das concepções levantadas, foi possível conhecer as idéias destes discentes, formular e sugerir algumas recomendações para a inserção de Educação Ambiental nas instituições de ensino, respeitando a realidade das escolas e da comunidade, bem como o desenvolvimento do educando. O principal instrumento de pesquisa mostrou boa fidedignidade, permitindo que seja sugerido a futuros pesquisadores na área de Educação Ambiental, interessados em conhecer as concepções de alunos, a fim de externalizar uma "cidadania planentária", tendo em vista que há problemas, dentre os quais os de cunho ambiental, que ultrapassam a noção de soberania e de território, necessitando de preocupação em forma global.
Este trabalho, inserido na linha de pequisa "Currículo e Formação de Professores", tem por objetivo principal analisar, através de um enfoque sistêmico, a concepção de alunos a respeito do termo "energia" e suas implicações ambientais. Dessa forma, pretende-se contribuir para a inserção da dimensão ambiental nas escolas, tendo como suporte a grandeza, energia. Tendo como referencial as diferentes formas de se avaliar o vocábulo energia e a relação com a manutenção da vida no planeta e as implicações no ambiente, foi proposto um trabalho para o estudo das concepões - conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal - dos alunos de escolas de ensino médio das redes municipal, estadual e federal de Pelotas/Rs e Capão do Leão/RS. Entende-se como concepções, o senso comum do aluno: a maneira de pensar, os conhecimentos prévios atitudinais e normativos, independentemente de ir ao encontro da comunidade científica ou não. Este estudo de modo geral, busca conhecer as idéias e as dificuldades de estudantes, quando confrontados com o termo energia. Primeiramente, o trabalho é apoiado em uma rede sistêmica, partindo da palavra energia e explorando quatro dimensões. O trabalho, em si, apresenta incialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de que alguns professores tenham interesse nos tópicos abordados. Alguns fundamentos de Educação Ambiental também são apurados e ainda, é feita uma pequena explanação sobre a legislação atual que rege a Educação. Após a revisão, utiliza-se um questionário como instrumento principal para a pesquisa. A metodologia de trabalho consta de três fases distintas: (1) uma análise conceitual da parte metodológica apoiada no referencial "energia" e as mencionadas conseqüências ambientais; (2) elaboração de redes sistêmicas a partir das idéias e pensamentos dos alunos e (3) a análise do instrumento de pesquisa, a partir das dimensões relacionadas à energia: quanto à associação, conceitualização, origem e conseqüências ambientais. Foram propostas classificações das médias baseadas em escalas tipo Likert, para concepções dos alunos. Os resultados indicaram um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada, referentes à grandeza energia. Mesmo encontrando médias classificadas como altas, foi constatado que há lacunas nas concepções indicadas pelo desconhecimento de alguns termos e pela separação entre questões ambientais e didáticas. Em função das concepções levantadas, foi possível conhecer as idéias destes discentes, formular e sugerir algumas recomendações para a inserção de Educação Ambiental nas instituições de ensino, respeitando a realidade das escolas e da comunidade, bem como o desenvolvimento do educando. O principal instrumento de pesquisa mostrou boa fidedignidade, permitindo que seja sugerido a futuros pesquisadores na área de Educação Ambiental, interessados em conhecer as concepções de alunos, a fim de externalizar uma "cidadania planentária", tendo em vista que há problemas, dentre os quais os de cunho ambiental, que ultrapassam a noção de soberania e de território, necessitando de preocupação em forma global.
Palavras Chave
concepções de energia.
concepções de energia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno