Situaçõs argumentativas na abordagem da natureza da ciêcia na formação inicial de professores de física.
Título
Situaçõs argumentativas na abordagem da natureza da ciêcia na formação inicial de professores de física.
Situaçõs argumentativas na abordagem da natureza da ciêcia na formação inicial de professores de física.
Educação
Autor
Rodrigo Drumond Vieira
Rodrigo Drumond Vieira
Orientação
Silvania Sousa do Nascimento
Silvania Sousa do Nascimento
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho procuramos descrever e compreender as situações argumentativas referentes à Natureza da Ciência que ocorreram em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. As nossas observações e análises privilegiaram as ações do professor formador numa tentativa de caracterizar as maneiras pelas quais ele gerencia e orienta as situações argumentativas, sendo que tal enfoque possibilitou discernir e compreender um conjunto de características exemplares dos argumentos e das ações engendrados pelo formador. A partir da integração de diversas perspectivas do campo da argumentação, foi possível identificar as situações argumentativas além de caracterizar tendências e aspectos macro e microscópicos dessas situações. O modelo de Toulmin foi central nas análises e permitiu destacar que as refutações e os apoios presentes nos argumentos do formador foram favoráveis ao estabelecimento de um discurso dialógico e de autoridade, respectivamente. De uma maneira geral, as situações argumentativas foram pouco frequentes no discurso produzido em sala de aula. Nessas situações, os licenciandos apresentaram poucos argumentos com conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. O nosso enfoque no formador destaca que ele assumiu três papéis principais: avaliador de pontos de vista e argumentos; gerenciador da discussão; e auscultador. No cumprimento desses papéis o formador demonstrou em suas ações uma grande variedade de procedimentos, nos quais averiguamos a construção de argumentos com conteúdos de diversos domínios de conhecimento, inclusive conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. Foi possível perceber também que o formador apresentou em seus argumentos indicadores discursivos de Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo, o que demonstra competência para lidar com a diversidade característica do contexto da disciplina. Os resultados deste trabalho nos sugerem que o lugar do ensino da Natureza da Ciência e da argumentação deve ser repensado dentro do currículo do curso de licenciatura em física. Além disso, os resultados acerca das ações exemplares do formador investigado podem servir de referência para outros formadores em situações argumentativas de ensino e aprendizagem.
Neste trabalho procuramos descrever e compreender as situações argumentativas referentes à Natureza da Ciência que ocorreram em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. As nossas observações e análises privilegiaram as ações do professor formador numa tentativa de caracterizar as maneiras pelas quais ele gerencia e orienta as situações argumentativas, sendo que tal enfoque possibilitou discernir e compreender um conjunto de características exemplares dos argumentos e das ações engendrados pelo formador. A partir da integração de diversas perspectivas do campo da argumentação, foi possível identificar as situações argumentativas além de caracterizar tendências e aspectos macro e microscópicos dessas situações. O modelo de Toulmin foi central nas análises e permitiu destacar que as refutações e os apoios presentes nos argumentos do formador foram favoráveis ao estabelecimento de um discurso dialógico e de autoridade, respectivamente. De uma maneira geral, as situações argumentativas foram pouco frequentes no discurso produzido em sala de aula. Nessas situações, os licenciandos apresentaram poucos argumentos com conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. O nosso enfoque no formador destaca que ele assumiu três papéis principais: avaliador de pontos de vista e argumentos; gerenciador da discussão; e auscultador. No cumprimento desses papéis o formador demonstrou em suas ações uma grande variedade de procedimentos, nos quais averiguamos a construção de argumentos com conteúdos de diversos domínios de conhecimento, inclusive conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. Foi possível perceber também que o formador apresentou em seus argumentos indicadores discursivos de Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo, o que demonstra competência para lidar com a diversidade característica do contexto da disciplina. Os resultados deste trabalho nos sugerem que o lugar do ensino da Natureza da Ciência e da argumentação deve ser repensado dentro do currículo do curso de licenciatura em física. Além disso, os resultados acerca das ações exemplares do formador investigado podem servir de referência para outros formadores em situações argumentativas de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
Natureza da Ciência, Prática de Ensino de Física, Situações argumentativas, Formação de Professores, Licenciandos.
Natureza da Ciência, Prática de Ensino de Física, Situações argumentativas, Formação de Professores, Licenciandos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor