Análise de Espaços Não-Formais e sua contribuição para o Ensino de Ciências
Título
Análise de Espaços Não-Formais e sua contribuição para o Ensino de Ciências
Análise de Espaços Não-Formais e sua contribuição para o Ensino de Ciências
Autor
Valeria da Silva Vieira
Valeria da Silva Vieira
Orientação
Maria Lucia Bianconi
Maria Lucia Bianconi
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Biomédicas
Instituto de Ciências Biomédicas
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As aulas não-formais, realizadas fora da instituição de ensino formal, podem se adequar ao aprendizado de conteúdos curriculares, à multidisciplinaridade e à contextualização do ensino. Esta tese propõe a análise de espaços que podem ser usados em aulas não-formais e suas diferentes formas de contribuição, procurando conhecer as estratégias de aulas disponíveis aos visitantes. No Jardim Botânico e no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, RJ, realizou-se um levantamento dos conteúdos curriculares, comparando-os com aqueles propostos em livros didáticos. No Museu Nacional da UFRJ, além dessa comparação com os livros, visitas escolares foram acompanhadas e avaliadas qualitativamente por meio de entrevistas. Procurou-se fazer com o Museu da Vida, da Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, uma abordagem mais ampla, comparando-se os conteúdos presentes na exposição com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Na análise do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, localizado em Porto Alegre, RS, não se realizou uma comparação dos conteúdos, pois sua exposição já os divide por áreas. Realizou-se, então, o acompanhamento de visitas escolares e entrevistas com professores, alunos e integrantes do museu. Observamos que os vários espaços analisados oferecem diferenças qualitativas em termos de atualização, interação e presença de conteúdos científicos. Ficou clara a necessidade de uma organização prévia da aula não-formal, pois muitos dos professores entrevistados não alcançaram seus objetivos. Este problema pode também estar relacionado à formação do professor, que supera obstáculos para inovar suas metodologias de ensino, mas necessita ser formado para um melhor aproveitamento das aulas não-formais.
As aulas não-formais, realizadas fora da instituição de ensino formal, podem se adequar ao aprendizado de conteúdos curriculares, à multidisciplinaridade e à contextualização do ensino. Esta tese propõe a análise de espaços que podem ser usados em aulas não-formais e suas diferentes formas de contribuição, procurando conhecer as estratégias de aulas disponíveis aos visitantes. No Jardim Botânico e no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, RJ, realizou-se um levantamento dos conteúdos curriculares, comparando-os com aqueles propostos em livros didáticos. No Museu Nacional da UFRJ, além dessa comparação com os livros, visitas escolares foram acompanhadas e avaliadas qualitativamente por meio de entrevistas. Procurou-se fazer com o Museu da Vida, da Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, uma abordagem mais ampla, comparando-se os conteúdos presentes na exposição com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Na análise do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, localizado em Porto Alegre, RS, não se realizou uma comparação dos conteúdos, pois sua exposição já os divide por áreas. Realizou-se, então, o acompanhamento de visitas escolares e entrevistas com professores, alunos e integrantes do museu. Observamos que os vários espaços analisados oferecem diferenças qualitativas em termos de atualização, interação e presença de conteúdos científicos. Ficou clara a necessidade de uma organização prévia da aula não-formal, pois muitos dos professores entrevistados não alcançaram seus objetivos. Este problema pode também estar relacionado à formação do professor, que supera obstáculos para inovar suas metodologias de ensino, mas necessita ser formado para um melhor aproveitamento das aulas não-formais.
Palavras Chave
Espaços não-formais, Museus, Zoológicos.
Espaços não-formais, Museus, Zoológicos.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar