O ensino de Química no nível médio: entraves que obstacularizaram a construção de conceitos fundamentais
Título
O ensino de Química no nível médio: entraves que obstacularizaram a construção de conceitos fundamentais
O ensino de Química no nível médio: entraves que obstacularizaram a construção de conceitos fundamentais
Autor
Solange Meneses Souza Villa
Solange Meneses Souza Villa
Orientação
Stella Rodrigues dos Santos
Stella Rodrigues dos Santos
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho procura compreender as possíveis conexões entre esquemas mentais e a aprendizagem dos conteúdos nucleares de química, no âmbito da escola, com estudantes da 3ª série do ensino médio, turno noturno, mostrando a estreita relação entre funções cognitivas e aprendizagem. O que se pretende é elaborar um constructo teórico para esclarecer questões ainda obscuras no âmbito do ensino de ciência, em especial no ensino de química. O estudo de caso apresenta-se como método adequado para a realização de pesquisa dessa natureza. Os instrumentos de apreensão dos dados consistiram, inicialmente, na análise dos históricos escolares dos estudantes selecionados por critérios qualitativos, considerando aqueles que mais dificuldade apresentavam, seguida por aplicação de entrevista semi-estruturada, realizada individualmente e aplicação de instrumentos com questões abertas, visando apreender o modo como os estudantes operam com os conceitos fundamentais da química. Também foram realizados observações e registros de cinco aulas e foi aplicada uma entrevista ao professor de química. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se no conceito de "aprendizagem significativa" de Ausubel; no "esquema cognitivo" de Jean Piaget e na noção de "obstáculo epistemológico" de Gaston Bachelard. Os resultados mostram que, ao término do ensino médio, os conceitos fundamentais da química não são apreendidos significativamente devido à dissociação entre forma e conteúdo; ou seja, os estudantes mostraram-se prejudicados no que se refere à resolução de problemas que lhes exigiam abstração e estabelecimento de relações. Tais resultados abrem a discussão sobre metodologias de ensino de ciência que enfatizam o conteúdo em detrimento da forma de conhecer e teimam em ensinar conceitos sob a orientação epistemológica de base empiricista.
Este trabalho procura compreender as possíveis conexões entre esquemas mentais e a aprendizagem dos conteúdos nucleares de química, no âmbito da escola, com estudantes da 3ª série do ensino médio, turno noturno, mostrando a estreita relação entre funções cognitivas e aprendizagem. O que se pretende é elaborar um constructo teórico para esclarecer questões ainda obscuras no âmbito do ensino de ciência, em especial no ensino de química. O estudo de caso apresenta-se como método adequado para a realização de pesquisa dessa natureza. Os instrumentos de apreensão dos dados consistiram, inicialmente, na análise dos históricos escolares dos estudantes selecionados por critérios qualitativos, considerando aqueles que mais dificuldade apresentavam, seguida por aplicação de entrevista semi-estruturada, realizada individualmente e aplicação de instrumentos com questões abertas, visando apreender o modo como os estudantes operam com os conceitos fundamentais da química. Também foram realizados observações e registros de cinco aulas e foi aplicada uma entrevista ao professor de química. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se no conceito de "aprendizagem significativa" de Ausubel; no "esquema cognitivo" de Jean Piaget e na noção de "obstáculo epistemológico" de Gaston Bachelard. Os resultados mostram que, ao término do ensino médio, os conceitos fundamentais da química não são apreendidos significativamente devido à dissociação entre forma e conteúdo; ou seja, os estudantes mostraram-se prejudicados no que se refere à resolução de problemas que lhes exigiam abstração e estabelecimento de relações. Tais resultados abrem a discussão sobre metodologias de ensino de ciência que enfatizam o conteúdo em detrimento da forma de conhecer e teimam em ensinar conceitos sob a orientação epistemológica de base empiricista.
Palavras Chave
Aprendizagem Significativa, Obstáculo epistemológico, Esquema cognitivo, Conteúdo e Método.
Aprendizagem Significativa, Obstáculo epistemológico, Esquema cognitivo, Conteúdo e Método.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos