O papel das atividades na educação em Ciências: análise da antogêneses dos dados empíricos nas práticas discursivas no laboratório didático de físicia do ensino superior.
Título
O papel das atividades na educação em Ciências: análise da antogêneses dos dados empíricos nas práticas discursivas no laboratório didático de físicia do ensino superior.
O papel das atividades na educação em Ciências: análise da antogêneses dos dados empíricos nas práticas discursivas no laboratório didático de físicia do ensino superior.
Educação
Autor
Carlos Eduardo Porto Villani
Carlos Eduardo Porto Villani
Orientação
Silvania Sousa do Nascimento
Silvania Sousa do Nascimento
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2007
2007
/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho, analisamos a dimensão discursiva do processo de ensino e aprendizagem de ciências, através de um estudo que destaca o papel da linguagem e do laboratório didático como mediadores deste processo. Assim, procuramos investigar as práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio, que surgem em função de uma atividade experimental no laboratório didático de Física, buscando compreender como elas influenciam a construção e a apropriação de conhecimentos. Na pesquisa realizada, pudemos identificar os elementos que compõem a prática argumentativa dos alunos do laboratório didático. Esta é dinâmica e depende intrinsecamente dos modos de associações entre os objetos de troca discursiva e os elementos discursivos: dados (empíricos, resgatados, ou fornecidos), fazeres (técnicos, estratégicos ou analíticos) e conhecimentos (escolares ou cotidianos). Os modos de associação partem de uma tomada de posição e geram consensos que são avaliados e realimentam a dinâmica. Obtivemos, como principal resultado da investigação, um esquema que caracteriza as práticas discursivas argumentativas e evidencia a dinâmica discursiva das aulas de laboratório. Destacamos também que o laboratório didático guarnece o discurso dos alunos de um elemento especifico: o dado empírico. Esse, quando inserido no discurso, modifica os modos possíveis de associação dos objetos de troca discursiva gerando novos significados para o contexto em questão. Concluímos que o jogo argumentativo aumenta a probabilidade de os alunos estabelecerem relações entre os conhecimentos científicos e os fenômenos observados no laboratório.
Neste trabalho, analisamos a dimensão discursiva do processo de ensino e aprendizagem de ciências, através de um estudo que destaca o papel da linguagem e do laboratório didático como mediadores deste processo. Assim, procuramos investigar as práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio, que surgem em função de uma atividade experimental no laboratório didático de Física, buscando compreender como elas influenciam a construção e a apropriação de conhecimentos. Na pesquisa realizada, pudemos identificar os elementos que compõem a prática argumentativa dos alunos do laboratório didático. Esta é dinâmica e depende intrinsecamente dos modos de associações entre os objetos de troca discursiva e os elementos discursivos: dados (empíricos, resgatados, ou fornecidos), fazeres (técnicos, estratégicos ou analíticos) e conhecimentos (escolares ou cotidianos). Os modos de associação partem de uma tomada de posição e geram consensos que são avaliados e realimentam a dinâmica. Obtivemos, como principal resultado da investigação, um esquema que caracteriza as práticas discursivas argumentativas e evidencia a dinâmica discursiva das aulas de laboratório. Destacamos também que o laboratório didático guarnece o discurso dos alunos de um elemento especifico: o dado empírico. Esse, quando inserido no discurso, modifica os modos possíveis de associação dos objetos de troca discursiva gerando novos significados para o contexto em questão. Concluímos que o jogo argumentativo aumenta a probabilidade de os alunos estabelecerem relações entre os conhecimentos científicos e os fenômenos observados no laboratório.
Palavras Chave
linguagem, discurso, argumentação.
linguagem, discurso, argumentação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método