O Ensino de Física das Escolas Estaduais da Cidade de Curitiba-PR.

Título
O Ensino de Física das Escolas Estaduais da Cidade de Curitiba-PR.
Autor
Aparecida Magalhães Villatorre
Orientação
Nilson Marcos Dias Garcia
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar a situação do ensino de Física no nível médio em algumas escolas públicas de Curitiba, tendo em vista a disponibilidade de equipamentos e recursos e o perfil de professores de Física deste ensino, considerando o atual momento de discussões sobre as mudanças decorrentes da nova legislação. A revisão de literatura mostra uma visão das discussões que vêm ocorrendo entre especialistas dessas áreas sobre as diretrizes para o ensino médio. Assim, discutem-se alguns aspectos da estrutura do Ensino Médio, do ensino de Física no Brasil e sobre seus professores, visando identificar, nesse contexto, relações entre estas três dimensões que justifiquem atitudes, situações e concepções. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referência dados do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa e pela participação de um grupo de quinze professores,através de um instrumento de pesquisa que apresentava questões objetivas e subjetivas. Sobre os dados procedeu-se uma análise qualitativa.Os resultados revelam um cenário em que ainda não se refletem as políticas de governo prescritas em seus decretos e leis e, conseqüentemente, não correspondem às expectativas dos professores e estudiosos. Existe uma carência de recursos que dificulta o trabalho dos professores em atividades diferentes das tradicionais, além de que, observa-se uma certa confusão nas idéias e quanto aos caminhos a serem seguidos pelos professores, no que diz respeito às novas diretrizes para o ensino. Entretanto, é notório um certo otimismo por parte dos professores em busca de aperfeiçoamento profissional.
Palavras Chave
Ensino de física, Formação de professores

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores