Sexualidade, Aids e Adolescência no espaço escolar contemporâneo: a família não fala, o adolescente pede, e a escola...
Título
Sexualidade, Aids e Adolescência no espaço escolar contemporâneo: a família não fala, o adolescente pede, e a escola...
Sexualidade, Aids e Adolescência no espaço escolar contemporâneo: a família não fala, o adolescente pede, e a escola...
Autor
Marlene Castro Waideman
Marlene Castro Waideman
Orientação
Teresa Correa Cariola
Teresa Correa Cariola
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Falar sobre a prevenção da AIDS a adolescentes, pressupõe necessariamente falar sobre sexualidade, sobre afeto, sobre contato com o outro, sobre a construção da subjetividade. Este trabalho pretende uma análise das possibilidades e barreiras para o desenvolvimento de um programa de Educação Sexual junto a adolescentes, no espaço escolar, levando em conta as considerações acima. Para a realização desta pesquisa, foi adotado o método clínico de investigação, através de realização de entrevistas - fechadas e abertas, com professores e alunos adolescentes. A leitura psicanalítica orienta de início uma análise sobre as questões psicossociais que envolvem a sexualidade do adolescente. Em seguida, uma análise da instituição escolar no que diz respeito à sua funcionalidade e a capacitação profissional e pessoal do educador para lidar com as questões da sexualidade, partindo da construção de sua própria subjetividade. A partir desses dados, procede-se uma discussão de modos de intervenção, considerando a perspectiva da dinâmica psicossexual do adolescente e do professor, bem como de seu aspecto inter-relacional. Finalmente, são apresentadas algumas considerações sobre a complexidade de uma geração que cresceu sob o bombardeio da Aids, mas que certamente não se previne, e sobre um educador do qual se espera mais do que está preparado técnica e pessoalmente para realizar. Estas reflexões culminam com apresentação de subsídios para propostas educacionais que visem a premência da dimensão do sexual, envolvendo os diferentes saberes e considerando as instituições família, escola, cultura, que se inscrevem na formação do sujeito.
Falar sobre a prevenção da AIDS a adolescentes, pressupõe necessariamente falar sobre sexualidade, sobre afeto, sobre contato com o outro, sobre a construção da subjetividade. Este trabalho pretende uma análise das possibilidades e barreiras para o desenvolvimento de um programa de Educação Sexual junto a adolescentes, no espaço escolar, levando em conta as considerações acima. Para a realização desta pesquisa, foi adotado o método clínico de investigação, através de realização de entrevistas - fechadas e abertas, com professores e alunos adolescentes. A leitura psicanalítica orienta de início uma análise sobre as questões psicossociais que envolvem a sexualidade do adolescente. Em seguida, uma análise da instituição escolar no que diz respeito à sua funcionalidade e a capacitação profissional e pessoal do educador para lidar com as questões da sexualidade, partindo da construção de sua própria subjetividade. A partir desses dados, procede-se uma discussão de modos de intervenção, considerando a perspectiva da dinâmica psicossexual do adolescente e do professor, bem como de seu aspecto inter-relacional. Finalmente, são apresentadas algumas considerações sobre a complexidade de uma geração que cresceu sob o bombardeio da Aids, mas que certamente não se previne, e sobre um educador do qual se espera mais do que está preparado técnica e pessoalmente para realizar. Estas reflexões culminam com apresentação de subsídios para propostas educacionais que visem a premência da dimensão do sexual, envolvendo os diferentes saberes e considerando as instituições família, escola, cultura, que se inscrevem na formação do sujeito.
Palavras Chave
Aids, propostas de ensino, concepções de alunos, concepções de professores.
Aids, propostas de ensino, concepções de alunos, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas