Práticas Pedagógicas Extraordinárias: analises de virtudes politicas e professores de biologia.

Título
Práticas Pedagógicas Extraordinárias: analises de virtudes politicas e professores de biologia.
Educação
Autor
Maria Lucia Yoshico Wakisaka
Orientação
Arnaldo Moura Vaz
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta investigação analisamos o que denominamos de práticas pedagógicas extraordinárias de alguns professores de biologia do ensino médio. São práticas pedagógicas que se diferenciam daquelas da rotina dos professores e nas quais professores e alunos ficaram motivados e satisfeitos. O objetivo do estudo é compreender as práticas pedagógicas extraordinárias a partir do conceito de ação de Hanna Arendt. Foram realizadas entrevistas com sete professores de biologia do ensino médio de escolas públicas. Essas entrevistas foram analisadas a partir de cinco virtudes políticas: coragem, honra, prudência, astúcia e liberdade. Os resultados revelaram os compromissos éticos dos professores. Esses compromissos éticos mostram-se fundamentais para o enfrentamento dos desafios atuais colocados para a profissão docente.
Palavras Chave
ensino de biologia; educação; práticas pedagógicas

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor