Construindo saber docente interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático.
Título
Construindo saber docente interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático.
Construindo saber docente interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático.
Educação
Autor
Ophelio Walkyrio de Castro Walvy
Ophelio Walkyrio de Castro Walvy
Orientação
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2008
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O foco principal da presente pesquisa foi mostrar como se desenvolveu a relação entre professores-pesquisadores de Matemática e Física para a construção de saber docente interdisciplinar. Esses professores-pesquisadores foram os principais personagens deste estudo em um mesmo ambiente escolar (Cefet Química). Características dos saberes prévios desses professores foram evidenciadas durante a construção desse saber interdisciplinar. O laboratório didático foi um facilitador para estabelecer as relações interativas interdisciplinares na escola e também para se construir com os alunos conceitos das disciplinas Física, Química e Matemática de uma forma integrada, contextualizada e significativa. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa-ação, que resgatou uma técnica conhecida como Termogravimetria a fim de ser aplicada como atividade experimental em uma aula laboratorial didática, onde os professores-pesquisadores e os alunos de uma turma comum do ensino médio participaram. Evidenciou-se nesta pesquisa o rompimento de barreiras epistemológicas e pedagógicas durante a construção compartilhada de saber docente interdisciplinar pelos professores-pesquisadores, e a necessidade de mudanças que esse saber requer, com o objetivo de buscar o aprimoramento dos docentes para obtenção dos resultados esperados. Pontos enriquecedores foram alcançados para o desenvolvimento profissional de ambos os professores-pesquisadores, tanto para o professor de Matemática (autor desta tese) como para o professor de Física, seu parceiro desde o início da pesquisa. Entre esses pontos, destacamos a possibilidade de se construir na escola, novos caminhos para um trabalho diferenciado com professores e alunos de ensino médio de diferentes disciplinas atuando em comum acordo. O resgate de uma técnica antiga, mas ainda utilizada nos dias de hoje em estudos científicos, foi adaptada para ser aplicada em ambiente escolar, como forma de contextualizar e dar significado aos conteúdos da Física, Matemática e Química, cuja incorporação se deu no transcorrer da pesquisa. A análise do discurso registrado em áudio nos encontros dos professores envolvidos mostrou que o processo de construção dos saberes interdisciplinares desses professores-pesquisadores foi marcado por especificidades práticas da cultura profissional prévia e atual de cada um.
O foco principal da presente pesquisa foi mostrar como se desenvolveu a relação entre professores-pesquisadores de Matemática e Física para a construção de saber docente interdisciplinar. Esses professores-pesquisadores foram os principais personagens deste estudo em um mesmo ambiente escolar (Cefet Química). Características dos saberes prévios desses professores foram evidenciadas durante a construção desse saber interdisciplinar. O laboratório didático foi um facilitador para estabelecer as relações interativas interdisciplinares na escola e também para se construir com os alunos conceitos das disciplinas Física, Química e Matemática de uma forma integrada, contextualizada e significativa. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa-ação, que resgatou uma técnica conhecida como Termogravimetria a fim de ser aplicada como atividade experimental em uma aula laboratorial didática, onde os professores-pesquisadores e os alunos de uma turma comum do ensino médio participaram. Evidenciou-se nesta pesquisa o rompimento de barreiras epistemológicas e pedagógicas durante a construção compartilhada de saber docente interdisciplinar pelos professores-pesquisadores, e a necessidade de mudanças que esse saber requer, com o objetivo de buscar o aprimoramento dos docentes para obtenção dos resultados esperados. Pontos enriquecedores foram alcançados para o desenvolvimento profissional de ambos os professores-pesquisadores, tanto para o professor de Matemática (autor desta tese) como para o professor de Física, seu parceiro desde o início da pesquisa. Entre esses pontos, destacamos a possibilidade de se construir na escola, novos caminhos para um trabalho diferenciado com professores e alunos de ensino médio de diferentes disciplinas atuando em comum acordo. O resgate de uma técnica antiga, mas ainda utilizada nos dias de hoje em estudos científicos, foi adaptada para ser aplicada em ambiente escolar, como forma de contextualizar e dar significado aos conteúdos da Física, Matemática e Química, cuja incorporação se deu no transcorrer da pesquisa. A análise do discurso registrado em áudio nos encontros dos professores envolvidos mostrou que o processo de construção dos saberes interdisciplinares desses professores-pesquisadores foi marcado por especificidades práticas da cultura profissional prévia e atual de cada um.
Palavras Chave
Ensino de Física, Matemática e Química. Saber Docente Interd
Ensino de Física, Matemática e Química. Saber Docente Interd
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Química
Física, Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores