O olhar dos estudantes do Ensino Médio sobre a Biologia: possibilidades e dificuldades a partir do currículo vigente.

Título
O olhar dos estudantes do Ensino Médio sobre a Biologia: possibilidades e dificuldades a partir do currículo vigente.
Educação nas Ciências
Autor
Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber
Orientação
Maria Cristina Pansera-De-Araújo
Instituição
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Ano
2004
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Essa dissertação trata da preocupação com o descompasso existente entre o professor e o aluno de Biologia na produção do conhecimento escolar, possibilidades e dificuldades a partir do currículo vigente e aquele percebido pelos estudantes enquanto seres vivos que interagem entre si e com os outros seres vivos, na perspectiva da interdependência. Procurei estudar: a História da Biologia e do seu objeto de estudo, a vida; o Ensino Médio, sua organização e função; e, o seu currículo. Para realizar a investigação, foram feitos questionários escritos com questões abertas, com 38 estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas comunitárias da região Noroeste do Rio Grande do Sul: uma vinculada ao Programa de Ingresso ao Ensino Superior - Universidade Federal de Santa Maria e a outra não vinculada. A partir da análise das respostas, pude verificar a evolução conceitual sobre o objeto de estudo da Biologia. Vinte e cinco estudantes gostam de estudar biologia, oito não, e quatro, parcialmente, e as áreas mais difíceis para eles referem-se à citologia, genética e sistemática. A ênfase dada pelos professores, na percepção desses estudantes, relacionava-se ao conteúdo; metodologia e interações pessoais. A forma de apresentação dos conteúdos e a possibilidade de aprender também foram abordadas, de modo que a maioria deles (33) concorda com a maneira apresentada; 2 não e outros 2, parcialmente. O modo de aprender Biologia para 13 deles é lendo; para 12, estudando muito; para 4, conversando; para 8, com métodos variados e, para outros 8, fora da sala de aula, o que pode nos indicar outras possibilidades de organizar o ensino. Dezesseis consideram que a Biologia tem tudo a ver com o seu cotidiano, os outros, de pouca a várias relações e apenas dois a desconsideram. Ouvir os estudantes permitiu identificar e reconhecer muitos dos problemas do processo de ensino-aprendizagem e, com isso, pensar num novo modo de selecionar e conduzir os conteúdos biológicos, visando superar o descompasso na relação professor-aluno-conhecimento biológico, garantindo um estudo científico e significativo.
Palavras Chave
Percepções dos Alunos; Currículo; Ensino-Aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno