Um roteiro de introdução aos conceitos de mecânica quântica baseado na análise do experimento de interferência por fenda dupla
Título
Um roteiro de introdução aos conceitos de mecânica quântica baseado na análise do experimento de interferência por fenda dupla
Um roteiro de introdução aos conceitos de mecânica quântica baseado na análise do experimento de interferência por fenda dupla
Ensino
Autor
Fernando Eustáquio Werkaizer
Fernando Eustáquio Werkaizer
Orientação
Lev Vertchenko
Lev Vertchenko
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho propõe um roteiro de um curso de curta duração de introdução aos conceitos básicos da Mecânica Quântica através da análise de experimentos de interferência por fenda dupla, para abordar conceitos fundamentais como dualidade onda-particula, principio da superposição e principio da incerteza, em um enfoque fenomenológico, apresentando a Mecânica Quântica como um marco conceitual diferente da Física Clássica. O roteiro se desenvolve em cinco tópicos, com textos de apoio ao aluno. O material de apoio ao professor é constituído pelo roteiro propriamente, os mesmos textos dos alunos e por uma coleção de slides para apresentação. O processo ensino-aprendizagem baseia-se em uma metodologia de mediação para o desenvolvimento dos conceitos científicos, de Vygotsky. Como experiência, o roteiro foi aplicado como parte integrante das atividades curriculares de alunos de engenharia eletrônica. A experiência foi avaliada analisando os resultados da aplicação de teste diagnóstico e, após a realização do curso, de teste de avaliação de compreensão de conceitos.
Este trabalho propõe um roteiro de um curso de curta duração de introdução aos conceitos básicos da Mecânica Quântica através da análise de experimentos de interferência por fenda dupla, para abordar conceitos fundamentais como dualidade onda-particula, principio da superposição e principio da incerteza, em um enfoque fenomenológico, apresentando a Mecânica Quântica como um marco conceitual diferente da Física Clássica. O roteiro se desenvolve em cinco tópicos, com textos de apoio ao aluno. O material de apoio ao professor é constituído pelo roteiro propriamente, os mesmos textos dos alunos e por uma coleção de slides para apresentação. O processo ensino-aprendizagem baseia-se em uma metodologia de mediação para o desenvolvimento dos conceitos científicos, de Vygotsky. Como experiência, o roteiro foi aplicado como parte integrante das atividades curriculares de alunos de engenharia eletrônica. A experiência foi avaliada analisando os resultados da aplicação de teste diagnóstico e, após a realização do curso, de teste de avaliação de compreensão de conceitos.
Palavras Chave
Conceitos básicos. Interferência por fenda dupla. Principio da superposição.
Conceitos básicos. Interferência por fenda dupla. Principio da superposição.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método