A formação pedagógica no curso de licenciatura em física da UFSC e a prática docente dos egressos desse curso
Título
A formação pedagógica no curso de licenciatura em física da UFSC e a prática docente dos egressos desse curso
A formação pedagógica no curso de licenciatura em física da UFSC e a prática docente dos egressos desse curso
Autor
Murilo Wetsphal
Murilo Wetsphal
Orientação
Edel Ern
Edel Ern
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a investigar o grau de apropriação das concepções construtivistas desenvolvido pelos licenciados em Física da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, bem como, as dificuldades encontradas por eles na implementação de ações pedagógicas associadas a essas concepções quando atuam no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 15 professores formadores e 55 licenciados formados neste Curso. Pode-se evidenciar uma forte relação entre a ação docente desses licenciados e os seus processos formativos. Verificou-se que durante a formação específica, de forma majoritária, estes licenciados tiveram contato com metodologias de ensino tradicionais, enquanto que, em sua formação pedagógica, foram priorizadas as teorias críticas a esse modelo e a defesa de práticas progressistas. Esta dicotomia, ao mesmo tempo em que os mune de uma respeitável bagagem teórica a respeito das diferentes metodologias de ensino, gera problemas de efetivação nas práticas em sala de aula. Ou seja, este licenciado, mesmo com um amplo e heterogêneo cabedal teórico, tem a tendência de reproduzir, em sua prática docente, o que experimentou quando estava na posição de aluno.
Este trabalho se propõe a investigar o grau de apropriação das concepções construtivistas desenvolvido pelos licenciados em Física da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, bem como, as dificuldades encontradas por eles na implementação de ações pedagógicas associadas a essas concepções quando atuam no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 15 professores formadores e 55 licenciados formados neste Curso. Pode-se evidenciar uma forte relação entre a ação docente desses licenciados e os seus processos formativos. Verificou-se que durante a formação específica, de forma majoritária, estes licenciados tiveram contato com metodologias de ensino tradicionais, enquanto que, em sua formação pedagógica, foram priorizadas as teorias críticas a esse modelo e a defesa de práticas progressistas. Esta dicotomia, ao mesmo tempo em que os mune de uma respeitável bagagem teórica a respeito das diferentes metodologias de ensino, gera problemas de efetivação nas práticas em sala de aula. Ou seja, este licenciado, mesmo com um amplo e heterogêneo cabedal teórico, tem a tendência de reproduzir, em sua prática docente, o que experimentou quando estava na posição de aluno.
Palavras Chave
Currículo, Licenciatura em Física, Construtivismo, Metodologias de Ensino
Currículo, Licenciatura em Física, Construtivismo, Metodologias de Ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores