Onde está a Biologia, como fonte de entendimento da vida, nos currículos de graduação em Ciências Biológicas.
Título
Onde está a Biologia, como fonte de entendimento da vida, nos currículos de graduação em Ciências Biológicas.
Onde está a Biologia, como fonte de entendimento da vida, nos currículos de graduação em Ciências Biológicas.
Educação
Autor
Carlos Alberto Wieck
Carlos Alberto Wieck
Orientação
Attico Inácio Chassot
Attico Inácio Chassot
Instituição
UNISINOS
UNISINOS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
São Leopoldo/RS
São Leopoldo/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta dissertação examina a presença da Biologia como área de conhecimento nos cursos de formação de professores de Biologia para o Ensino Médio. Busca-se encontrar a presença da Biologia, em uma visão mais abrangente e holística. Fundamentado na prática docente do autor e na visão de três coordenadores de curso de Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior privadas, as entrevistas se alicerçaram nas diretrizes curriculares preconizadas pelo MEC, associadas a uma visão conceitual de alfabetização científica. A parte empírica foi realizada mediante entrevistas com questões fechadas e diálogos mais abertos, usando como instrumento de coleta de informações o correio eletrônico. A partir de estudos teóricos e da análise dos dados colhidos nas entrevistas, ficou evidenciada uma tendência "especializatória" das disciplinas que compõem os referidos currículos, onde um pequeno diálogo entre elas traz uma perda da visão holística na formação superior nas Ciências Biológicas. No decorrer deste estudo são feitas análises das respostas obtidas, procurando se oferecer sugestões para um possível aprimoramento nos currículos quando da formação de professores e professoras em Ciências Biológicas.
Esta dissertação examina a presença da Biologia como área de conhecimento nos cursos de formação de professores de Biologia para o Ensino Médio. Busca-se encontrar a presença da Biologia, em uma visão mais abrangente e holística. Fundamentado na prática docente do autor e na visão de três coordenadores de curso de Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior privadas, as entrevistas se alicerçaram nas diretrizes curriculares preconizadas pelo MEC, associadas a uma visão conceitual de alfabetização científica. A parte empírica foi realizada mediante entrevistas com questões fechadas e diálogos mais abertos, usando como instrumento de coleta de informações o correio eletrônico. A partir de estudos teóricos e da análise dos dados colhidos nas entrevistas, ficou evidenciada uma tendência "especializatória" das disciplinas que compõem os referidos currículos, onde um pequeno diálogo entre elas traz uma perda da visão holística na formação superior nas Ciências Biológicas. No decorrer deste estudo são feitas análises das respostas obtidas, procurando se oferecer sugestões para um possível aprimoramento nos currículos quando da formação de professores e professoras em Ciências Biológicas.
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Currículo; Holismo; Formação de Professores.
Alfabetização Científica; Currículo; Holismo; Formação de Professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas