A bioética num enfoque educacional: implicações na formação de professores de ciências e biologia.

Título
A bioética num enfoque educacional: implicações na formação de professores de ciências e biologia.
Educação Em Ciências E Matemática
Autor
Lia Bárbara Marques Wilges
Orientação
Regina Maria Rabello Borges
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Visando a refletir sobre fundamentos e aspectos envolvidos num tema de grande discussão atual, a Bioética, e considerando a importância do processo de formação inicial de professores, esta pesquisa focaliza implicações da Bioética na formação cognitiva e humana de licenciandos em Ciências Biológicas. Num contexto que remete a Bioética a questões educacionais, por meio de uma abordagem qualitativa, busca a compreensão dos fenômenos a partir de uma análise textual discursiva das concepções de professores de uma universidade quanto a implicações da Bioética na formação dos profissionais da educação em Ciências e Biologia. Um dos poucos consensos referentes à Bioética é não ser possível conceituar algo que não determine regras ou normas substantivas, mas se mantenha na reflexão, na pluralidade e no contexto atual. Em coerência com o objetivo da pesquisa - investigar ideias e percepções dos sujeitos sobre implicações do tema em cursos específicos de formação de professores de Ciências e Biologia - as respostas a algumas questões selecionadas configuraram compreensões emergentes, como: a possibilidade de uma abordagem integrada da Bioética a outras disciplinas do curso; a educação para a argumentação e o senso crítico, possibilitada pela aplicabilidade da Bioética através da discussão de situações de conflito e estudos de caso; os medos e anseios de uma abordagem interdisciplinar; a Bioética vista como uma atitude e a atitude como princípio básico para a abordagem bioética. Sobretudo, a emergência dessa discussão é latente e relevante nas perspectivas do mundo atual, sendo tão fundamental quanto o conhecimento do tema e sua divulgação a toda a sociedade. Todavia, esta pesquisa não pretende resolver questões sensíveis aos olhos da educação ou mesmo pouco discutidas no âmbito da educação nacional, mas se delineou no intuito de abrir novas discussões sobre a relevância dessa vertente da Bioética e de um processo reflexivo em torno dele.
Palavras Chave
Bioética, Formação inicial.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores