Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
Título
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
Autor
Moacir Wuo
Moacir Wuo
Orientação
Eliana Martins da Silva Rosado
Eliana Martins da Silva Rosado
Instituição
PUC-CAMPINAS
PUC-CAMPINAS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há a idéia sobre "grupos de risco" e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes.
O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há a idéia sobre "grupos de risco" e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes.
Palavras Chave
Representações Sociais; Professores; Programas de Prevenção; AIDS.
Representações Sociais; Professores; Programas de Prevenção; AIDS.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor