Abordagem das mudanças climáticas globais no curso de Fíisca para o Ensino Médio.

Título
Abordagem das mudanças climáticas globais no curso de Fíisca para o Ensino Médio.
Ensino de Ciências (Modalidade Física, Química e Biologia)
Autor
Maria Emília Rehder Xavier
Orientação
Américo Adlai Franco Sansigolo Keer
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse trabalho consistiu do desenvolvimento de uma experiência didática sobre as Mudanças Climáticas Globais, seus efeitos, conseqüências e conceitos físicos envolvidos. Foram feitas entrevistas e aplicados questionários em turmas de 1ª e 2ª séries do ensino médio de seis escolas estaduais. Os dados dos questionários mostraram um alunado que encara o meio ambiente como o espaço ao seu entorno e que se apresenta informado sobre temas mais comuns e mais simples, como desmatamentos, poluição de rios, animais em extinção e lixo. Entretanto, apresentou desconhecimento ou grandes falhas de compreensão em temas mais complexos como efeito estufa e camada de ozônio. Esses resultados balizaram o desenvolvimento e estruturação de um material com textos didáticos, ilustrações e experimentos que buscavam explicar os modelos científicos e conceitos físicos envolvidos na determinação do clima e em sua possíveis alterações, especialmente por ações antropogênicas. Esse material foi aplicado em salas de aula com o auxílio dos professores responsáveis. Em seguida, foi feita uma avaliação do desempenho dos alunos frente a esse tema para uma futura reformulação do material. As avaliações mostraram um desempenho dos alunos inferior ao esperado. Consideramos que isso refletiu, principalmente, a complexidade do material desenvolvido frente à dificuldade de expressão mostrada pelos alunos e o tempo disponível para trabalhá-lo com o alunado. Entretanto, as informações obtidas pelo experimento como um todo foram muito importante tanto para compreender a relação dos alunos com este problema ambiental, quanto para subsidiar a elaboração de um novo material sobre mudanças climáticas globais.
Palavras Chave
mudança climatica, efeito estufa, proposta de ensino, concepções de alunos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método