Vírus e bactérias: pequenos animais Mapas conceituais e aprendizagem significativa dos conteúdos relacionados a vírus e bactérias no ensino médio.
Título
Vírus e bactérias: pequenos animais Mapas conceituais e aprendizagem significativa dos conteúdos relacionados a vírus e bactérias no ensino médio.
Vírus e bactérias: pequenos animais Mapas conceituais e aprendizagem significativa dos conteúdos relacionados a vírus e bactérias no ensino médio.
Autor
Mirian Xavier
Mirian Xavier
Orientação
Josefa Aparecida Gonçalves Grígoli
Josefa Aparecida Gonçalves Grígoli
Instituição
UCDB
UCDB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Após alguns anos de docência pude constatar que alunos do 2º ano do ensino médio possuem a concepção de que os vírus e bactérias são pequenos animais que provocam apenas prejuízos. Fundamentada na teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel (1980) e nos mapas conceituais, propostos por Novak (1988), foi desenvolvida esta pesquisa para investigar as possíveis contribuições desse instrumento metodológico na aprendizagem dos conceitos relacionados a vírus e bactérias e ao desenvolvimento das habilidades e atitudes nos alunos, voltadas para a sua responsabilidade com sua própria aprendizagem e para o exercício da cidadania. O desenvolvimento desse trabalho deu-se ao longo de 33 aulas de 50 minutos. Foram acompanhados 29 alunos que faziam parte de ensino médio da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, localizada na cidade de Campo Grande/MS. Os dados obtidos ao longo da intervenção, que foram utilizados para discussão, resultaram dos seguintes instrumentos e/ou procedimentos: (1) resultados comparativos do desempenho dos alunos do pré-teste e no pós-teste; (2) Mapas conceituais produzidos antes e depois do estudo de vários conceitos relacionados a vírus e bactérias; (3) desempenho dos alunos em provas escritas; (4) relatório apresentado por eles, com resultados de um levantamento de dados empíricos acerca dos conhecimentos de diferentes segmentos da população sobre vírus e bactérias; (5) registro de observações, discussões comentários e episódios ocorridos em sala de aula durante o período letivo; (6) avaliação realizada pelos alunos, acerca do processo por ele vivenciado. Os resultados indicaram que, a utilização dos mapas conceituais promoveu a aprendizagem significativa acerca dos conteúdos vírus e bactérias porque este instrumento metodológico facilitou o estabelecimento de relações entre os conceitos que os alunos já dominavam, que foram construídos a partir do senso comum e os conceitos científicos, resultantes de uma ação intencional. Constatou-se também que a utilização dos mapas conceituais contribuiu para uma mudança de postura nos alunos, no sentido de que estes se tornam mais conscientes sobre a própria função e responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem. Enfim, todas as atividades durante a intervenção, que estavam relacionadas direta ou indiretamente aos mapas conceituais, foram imprescindíveis para que os alunos desenvolvessem atitudes de respeito, companheirismo, autoconfiança e autonomia, necessárias para exercerem suas funções de cidadãos.
Após alguns anos de docência pude constatar que alunos do 2º ano do ensino médio possuem a concepção de que os vírus e bactérias são pequenos animais que provocam apenas prejuízos. Fundamentada na teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel (1980) e nos mapas conceituais, propostos por Novak (1988), foi desenvolvida esta pesquisa para investigar as possíveis contribuições desse instrumento metodológico na aprendizagem dos conceitos relacionados a vírus e bactérias e ao desenvolvimento das habilidades e atitudes nos alunos, voltadas para a sua responsabilidade com sua própria aprendizagem e para o exercício da cidadania. O desenvolvimento desse trabalho deu-se ao longo de 33 aulas de 50 minutos. Foram acompanhados 29 alunos que faziam parte de ensino médio da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, localizada na cidade de Campo Grande/MS. Os dados obtidos ao longo da intervenção, que foram utilizados para discussão, resultaram dos seguintes instrumentos e/ou procedimentos: (1) resultados comparativos do desempenho dos alunos do pré-teste e no pós-teste; (2) Mapas conceituais produzidos antes e depois do estudo de vários conceitos relacionados a vírus e bactérias; (3) desempenho dos alunos em provas escritas; (4) relatório apresentado por eles, com resultados de um levantamento de dados empíricos acerca dos conhecimentos de diferentes segmentos da população sobre vírus e bactérias; (5) registro de observações, discussões comentários e episódios ocorridos em sala de aula durante o período letivo; (6) avaliação realizada pelos alunos, acerca do processo por ele vivenciado. Os resultados indicaram que, a utilização dos mapas conceituais promoveu a aprendizagem significativa acerca dos conteúdos vírus e bactérias porque este instrumento metodológico facilitou o estabelecimento de relações entre os conceitos que os alunos já dominavam, que foram construídos a partir do senso comum e os conceitos científicos, resultantes de uma ação intencional. Constatou-se também que a utilização dos mapas conceituais contribuiu para uma mudança de postura nos alunos, no sentido de que estes se tornam mais conscientes sobre a própria função e responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem. Enfim, todas as atividades durante a intervenção, que estavam relacionadas direta ou indiretamente aos mapas conceituais, foram imprescindíveis para que os alunos desenvolvessem atitudes de respeito, companheirismo, autoconfiança e autonomia, necessárias para exercerem suas funções de cidadãos.
Palavras Chave
Mapas Conceituais; Concepções Alternativas; Vírus; Bactérias; Aprendizagem Significativa.
Mapas Conceituais; Concepções Alternativas; Vírus; Bactérias; Aprendizagem Significativa.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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