Possibilidades e Limites do Programa Especial de Formação da Docência em Física: O Caso da UNIVALE.
Título
Possibilidades e Limites do Programa Especial de Formação da Docência em Física: O Caso da UNIVALE.
Possibilidades e Limites do Programa Especial de Formação da Docência em Física: O Caso da UNIVALE.
Autor
Rosaly Soalheiro Xavier
Rosaly Soalheiro Xavier
Orientação
Yara Lygia Nogueira Sáes Cerri
Yara Lygia Nogueira Sáes Cerri
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O Programa Especial de Formação Docente, objeto de estudo deste trabalho, foi instituído pela LDB 9394/96 em seu art. 63, respaldada pela Res. n.02/97, programa este implantado em virtude da necessidade de habilitar aqueles que hoje, no país, estão exercendo o magistério, mas não são habilitados. A Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE/MG, vem oferecendo este programa desde 1998. Sendo uma experiência nova no país e debatida por acadêmicos e pesquisadores, investigar a proposta curricular e a prática pedagógica de professores de Física egressos desse Programa e que atuam em escolas de ensino médio, se reveste de extrema importância, porque poderá nortear a avaliação de suas possibilidades e limites para a formação de professores nessa área. O estudo teve como objetivo específico o Programa, ou seja, o seu currículo. Este proporciona o desenvolvimento das necessidades formativas do professor de Física A metodologia se caracterizou como estudo de caso sendo os dados coletados a partir da documentação de proposta de reconhecimento do curso e de questionário com perguntas estruturadas respondido por 13 (treze) alunos egressos do Programa da UNIVALE. Foi analisado a partir de referenciais pré-estabelecidos.. A análise aponta as possibilidades e limites da formação de professores em programas dessa natureza. Identificou-se que o Programa Especial de Formação Docente em Física nas suas intenções educativas apresentou uma proposta de romper com a racionalidade técnica e, dado o perfil do aluno ingressante, tem meios de formar dentro do modelo da racionalidade prática. Quanto às necessidades formativas notou-se que o Programa tem possibilidades de desenvolver as competências disciplinar, didática e dialógica à semelhança dos cursos de licenciatura usuais, desde que a instituição proponente se oriente por parâmetros e diretrizes aceitos por acadêmicos e pesquisadores. Aponta-se para a criação de uma cultura de avaliação por educadores internos à instituição e externamente por órgãos competentes.
O Programa Especial de Formação Docente, objeto de estudo deste trabalho, foi instituído pela LDB 9394/96 em seu art. 63, respaldada pela Res. n.02/97, programa este implantado em virtude da necessidade de habilitar aqueles que hoje, no país, estão exercendo o magistério, mas não são habilitados. A Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE/MG, vem oferecendo este programa desde 1998. Sendo uma experiência nova no país e debatida por acadêmicos e pesquisadores, investigar a proposta curricular e a prática pedagógica de professores de Física egressos desse Programa e que atuam em escolas de ensino médio, se reveste de extrema importância, porque poderá nortear a avaliação de suas possibilidades e limites para a formação de professores nessa área. O estudo teve como objetivo específico o Programa, ou seja, o seu currículo. Este proporciona o desenvolvimento das necessidades formativas do professor de Física A metodologia se caracterizou como estudo de caso sendo os dados coletados a partir da documentação de proposta de reconhecimento do curso e de questionário com perguntas estruturadas respondido por 13 (treze) alunos egressos do Programa da UNIVALE. Foi analisado a partir de referenciais pré-estabelecidos.. A análise aponta as possibilidades e limites da formação de professores em programas dessa natureza. Identificou-se que o Programa Especial de Formação Docente em Física nas suas intenções educativas apresentou uma proposta de romper com a racionalidade técnica e, dado o perfil do aluno ingressante, tem meios de formar dentro do modelo da racionalidade prática. Quanto às necessidades formativas notou-se que o Programa tem possibilidades de desenvolver as competências disciplinar, didática e dialógica à semelhança dos cursos de licenciatura usuais, desde que a instituição proponente se oriente por parâmetros e diretrizes aceitos por acadêmicos e pesquisadores. Aponta-se para a criação de uma cultura de avaliação por educadores internos à instituição e externamente por órgãos competentes.
Palavras Chave
Programa; Física; Formação.
Programa; Física; Formação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores