Possibilidades e Limites do Programa Especial de Formação da Docência em Física: O Caso da UNIVALE.

Título
Possibilidades e Limites do Programa Especial de Formação da Docência em Física: O Caso da UNIVALE.
Autor
Rosaly Soalheiro Xavier
Orientação
Yara Lygia Nogueira Sáes Cerri
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2001
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O Programa Especial de Formação Docente, objeto de estudo deste trabalho, foi instituído pela LDB 9394/96 em seu art. 63, respaldada pela Res. n.02/97, programa este implantado em virtude da necessidade de habilitar aqueles que hoje, no país, estão exercendo o magistério, mas não são habilitados. A Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE/MG, vem oferecendo este programa desde 1998. Sendo uma experiência nova no país e debatida por acadêmicos e pesquisadores, investigar a proposta curricular e a prática pedagógica de professores de Física egressos desse Programa e que atuam em escolas de ensino médio, se reveste de extrema importância, porque poderá nortear a avaliação de suas possibilidades e limites para a formação de professores nessa área. O estudo teve como objetivo específico o Programa, ou seja, o seu currículo. Este proporciona o desenvolvimento das necessidades formativas do professor de Física A metodologia se caracterizou como estudo de caso sendo os dados coletados a partir da documentação de proposta de reconhecimento do curso e de questionário com perguntas estruturadas respondido por 13 (treze) alunos egressos do Programa da UNIVALE. Foi analisado a partir de referenciais pré-estabelecidos.. A análise aponta as possibilidades e limites da formação de professores em programas dessa natureza. Identificou-se que o Programa Especial de Formação Docente em Física nas suas intenções educativas apresentou uma proposta de romper com a racionalidade técnica e, dado o perfil do aluno ingressante, tem meios de formar dentro do modelo da racionalidade prática. Quanto às necessidades formativas notou-se que o Programa tem possibilidades de desenvolver as competências disciplinar, didática e dialógica à semelhança dos cursos de licenciatura usuais, desde que a instituição proponente se oriente por parâmetros e diretrizes aceitos por acadêmicos e pesquisadores. Aponta-se para a criação de uma cultura de avaliação por educadores internos à instituição e externamente por órgãos competentes.
Palavras Chave
Programa; Física; Formação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores