Um olhar sobre o ensino de Ciências e sobre a formação de professores para séries iniciais no Rio Grande do Sul

Título
Um olhar sobre o ensino de Ciências e sobre a formação de professores para séries iniciais no Rio Grande do Sul
Educação
Autor
Sonia Beatris Balvedi Zakrzevski
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Santa Maria/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Através deste trabalho procuramos analisar o ensino de Ciências Naturais para crianças e a formação do professor de série iniciais nesta área, no Rio Grande do sul. A partir de um estudo realizado com base na análise das propostas para o Ensino de Ciências das Delegacias de Educação, da análise dos livros didáticos mais adotados e/ou utilizados pelos professores de séries iniciais para o planejamento de suas aulas de Ciências da análise das respostas dadas a um questionário aplicado a um grupo de professores, diagnosticamos que o ensino de Ciências para crianças é, geralmente, expositivo e centrado na memorização de fatos e conceitos; as atividades são rotineiras e fundamentadas no uso do livro didático, não permitindo de fato a compreensão do cotidiano pelo aluno, não possibilitando à criança estabelecer relações entre aquilo que já sabe e o que a escola apresenta. A fim de analisarmos a formação do professor de séries iniciais, na área de Ciências Naturais, foi desenvolvido um estudo sobre a educação continuada, nesta área. Foi evidenciado que a formação deste professor na área de Ciências Naturais está bastante precária, não permitindo ao licenciado ir além do conhecimento de alguns recursos e metodologias do ensino. Também as poucas atividades de "educação continuada" apenas enfatizam as propostas metodológicas, desconsiderando que a formação do professor não é suficiente para dominar os conteúdos propriamente ditos de Ciências e conhecimentos teóricos sobre o ensino aprendizagem nesta área.
Palavras Chave
Séries Iniciais; Educação Continuada; Ensino-Aprendizagem

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método