Um olhar sobre o ensino de Ciências e sobre a formação de professores para séries iniciais no Rio Grande do Sul
Título
Um olhar sobre o ensino de Ciências e sobre a formação de professores para séries iniciais no Rio Grande do Sul
Um olhar sobre o ensino de Ciências e sobre a formação de professores para séries iniciais no Rio Grande do Sul
Educação
Autor
Sonia Beatris Balvedi Zakrzevski
Sonia Beatris Balvedi Zakrzevski
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Santa Maria/SC
Santa Maria/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Através deste trabalho procuramos analisar o ensino de Ciências Naturais para crianças e a formação do professor de série iniciais nesta área, no Rio Grande do sul. A partir de um estudo realizado com base na análise das propostas para o Ensino de Ciências das Delegacias de Educação, da análise dos livros didáticos mais adotados e/ou utilizados pelos professores de séries iniciais para o planejamento de suas aulas de Ciências da análise das respostas dadas a um questionário aplicado a um grupo de professores, diagnosticamos que o ensino de Ciências para crianças é, geralmente, expositivo e centrado na memorização de fatos e conceitos; as atividades são rotineiras e fundamentadas no uso do livro didático, não permitindo de fato a compreensão do cotidiano pelo aluno, não possibilitando à criança estabelecer relações entre aquilo que já sabe e o que a escola apresenta. A fim de analisarmos a formação do professor de séries iniciais, na área de Ciências Naturais, foi desenvolvido um estudo sobre a educação continuada, nesta área. Foi evidenciado que a formação deste professor na área de Ciências Naturais está bastante precária, não permitindo ao licenciado ir além do conhecimento de alguns recursos e metodologias do ensino. Também as poucas atividades de "educação continuada" apenas enfatizam as propostas metodológicas, desconsiderando que a formação do professor não é suficiente para dominar os conteúdos propriamente ditos de Ciências e conhecimentos teóricos sobre o ensino aprendizagem nesta área.
Através deste trabalho procuramos analisar o ensino de Ciências Naturais para crianças e a formação do professor de série iniciais nesta área, no Rio Grande do sul. A partir de um estudo realizado com base na análise das propostas para o Ensino de Ciências das Delegacias de Educação, da análise dos livros didáticos mais adotados e/ou utilizados pelos professores de séries iniciais para o planejamento de suas aulas de Ciências da análise das respostas dadas a um questionário aplicado a um grupo de professores, diagnosticamos que o ensino de Ciências para crianças é, geralmente, expositivo e centrado na memorização de fatos e conceitos; as atividades são rotineiras e fundamentadas no uso do livro didático, não permitindo de fato a compreensão do cotidiano pelo aluno, não possibilitando à criança estabelecer relações entre aquilo que já sabe e o que a escola apresenta. A fim de analisarmos a formação do professor de séries iniciais, na área de Ciências Naturais, foi desenvolvido um estudo sobre a educação continuada, nesta área. Foi evidenciado que a formação deste professor na área de Ciências Naturais está bastante precária, não permitindo ao licenciado ir além do conhecimento de alguns recursos e metodologias do ensino. Também as poucas atividades de "educação continuada" apenas enfatizam as propostas metodológicas, desconsiderando que a formação do professor não é suficiente para dominar os conteúdos propriamente ditos de Ciências e conhecimentos teóricos sobre o ensino aprendizagem nesta área.
Palavras Chave
Séries Iniciais; Educação Continuada; Ensino-Aprendizagem
Séries Iniciais; Educação Continuada; Ensino-Aprendizagem
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método
Formação de Professores, Conteúdo-Método