A (des)positivização na formação do educador em Ciências Exatas e Naturais.

Título
A (des)positivização na formação do educador em Ciências Exatas e Naturais.
Autor
José Luiz Zambiasi
Orientação
Ari Paulo Jantsch
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo visa analisar a positivização/despositivização da concepção de Ciência dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Naturais. Tem por base as observações feitas nos últimos anos, na UNOESC, campus de Chapecó, S.C. No entanto, perscrutando as instituições do sul do Brasil, temos a segura convicção de que tal situação se reproduz em outras Universidades e esta reflexão pode contribuir para a discussão desta problemática efervescente, principalmente nesses tempos de rupturas paradigmáticas e redefinição dos caminhos da Ciência. Critica-se a razão auto-suficiente da racionalidade cientificista, buscando resgatar o conceito de historicidade, rumo a uma concepção construcionista, como novo paradigma da Ciência Contemporânea. Diante de reprodução do ideário racional-positivista desses cursos, que persistem na abordagem fragmentada, causal e mecanicista do positivismo, defende-se as relações dinâmicas e dialéticas entre as partes e as totalidades do real, valorizando os aspectos qualitativos, perseguindo a interioridade do processo, que explica as suas contradições, a dinâmica e as relações para a transformação da realidade. Enfatiza-se a epistemologia da complexidade de Edgar Morin, contra o pensamento fragmentado e simplificador do positivismo, visando uma concepção complexa e multidimensional, pleiteando uma Filosofia da Educação, com ênfase epistemológica, nos cursos de Ciências Exatas e Naturais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores