Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental

Título
Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental
Autor
Ana Noêmia Braga Rocchi Zamunaro
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A dissertação Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental relata as concepções desses alunos de 8ª série e descreve o processo da aquisição dos conceitos sobre ciência e cientista durante o período de fevereiro a novembro de 2001. Apresentamos, em um dos segmentos, a análise das aulas dadas pelos docentes, bem como o material didático utilizado pelos alunos ao longo do ensino fundamental. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente dissertação é a semiótica de Charles S. Peirce (1893-1914). Trabalhamos com várias formas de linguagem: verbal, não verbal e sincrética. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa: Para obtenção dos dados, preparamos intervenções como: pré-teste, atividades após o pré-teste, pós-teste e questionário denominado "A ciência e o interesse dos alunos", respondido pelas três turmas da 8ª série. Os resultados indicaram-nos que os alunos não sabiam o conceito de ciência e possuíam uma visão estereotipada sobre o conceito de cientista. Pelas análises desses resultados, concluímos que os professores não possibilitam momentos de reflexão, para que os alunos levantem suas próprias hipóteses e elaborem seus próprios conceitos.
Palavras Chave
concepções de alunos, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método