Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental
Título
Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental
Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental
Autor
Ana Noêmia Braga Rocchi Zamunaro
Ana Noêmia Braga Rocchi Zamunaro
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A dissertação Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental relata as concepções desses alunos de 8ª série e descreve o processo da aquisição dos conceitos sobre ciência e cientista durante o período de fevereiro a novembro de 2001. Apresentamos, em um dos segmentos, a análise das aulas dadas pelos docentes, bem como o material didático utilizado pelos alunos ao longo do ensino fundamental. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente dissertação é a semiótica de Charles S. Peirce (1893-1914). Trabalhamos com várias formas de linguagem: verbal, não verbal e sincrética. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa: Para obtenção dos dados, preparamos intervenções como: pré-teste, atividades após o pré-teste, pós-teste e questionário denominado "A ciência e o interesse dos alunos", respondido pelas três turmas da 8ª série. Os resultados indicaram-nos que os alunos não sabiam o conceito de ciência e possuíam uma visão estereotipada sobre o conceito de cientista. Pelas análises desses resultados, concluímos que os professores não possibilitam momentos de reflexão, para que os alunos levantem suas próprias hipóteses e elaborem seus próprios conceitos.
A dissertação Representações de ciência e cientista dos alunos do ensino fundamental relata as concepções desses alunos de 8ª série e descreve o processo da aquisição dos conceitos sobre ciência e cientista durante o período de fevereiro a novembro de 2001. Apresentamos, em um dos segmentos, a análise das aulas dadas pelos docentes, bem como o material didático utilizado pelos alunos ao longo do ensino fundamental. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente dissertação é a semiótica de Charles S. Peirce (1893-1914). Trabalhamos com várias formas de linguagem: verbal, não verbal e sincrética. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa: Para obtenção dos dados, preparamos intervenções como: pré-teste, atividades após o pré-teste, pós-teste e questionário denominado "A ciência e o interesse dos alunos", respondido pelas três turmas da 8ª série. Os resultados indicaram-nos que os alunos não sabiam o conceito de ciência e possuíam uma visão estereotipada sobre o conceito de cientista. Pelas análises desses resultados, concluímos que os professores não possibilitam momentos de reflexão, para que os alunos levantem suas próprias hipóteses e elaborem seus próprios conceitos.
Palavras Chave
concepções de alunos, proposta de ensino.
concepções de alunos, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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