O uso de textos de jornais e de revistas de divulgação científica para o ensino de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Título
O uso de textos de jornais e de revistas de divulgação científica para o ensino de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Autor
Rosemeire Zanesco
Orientação
Maria Delourdes Maciel
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi trabalhar com leitura e produção de textos utilizando reportagens de jornais e de revistas de divulgação científica, a fim de identificar o alcance dos mesmos como recurso didático potencialmente significativo para a alfabetização e o letramento científicos em educação ambiental, com vistas à formação para a cidadania. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação-intervenção, que foi realizada com duas turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, modalidade EJA. Os resultados apontam que o uso de jornais e de revistas de divulgação científica durante as aulas, promove uma maior curiosidade e participação dos estudantes, além de melhorar a capacidade dos mesmos em se expressar na escrita e na fala. Foi observado que muitos alunos que não participavam ativamente das aulas de Biologia, passaram a demonstrar maior interesse pelas atividades propostas, e melhoria na aprendizagem evidenciada pelos textos produzidos. Os resultados permitiram concluir que os jornais e as revistas de divulgação científica são ferramentas potencialmente significativas para o ensino/aprendizagem de Biologia, desde que devidamente exploradas pelo professor .
Palavras Chave
educação ambiental, mídias, alfabetização.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.