Ações de Educação Ambiental na escola Djalma Ferreira de Souza, Cuiabá/MT: um estudo de caso

Título
Ações de Educação Ambiental na escola Djalma Ferreira de Souza, Cuiabá/MT: um estudo de caso
Educação
Autor
Catarina Zeitounlian
Orientação
Ermelinda Maria De-Lamonica-Freire
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O núcleo de Educação Ambiental do IBAMA vem promovendo, desde o início de 1996, o projeto Ações de Educação Ambiental na Escola Djalma Ferreira de Souza, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de novos padrões e novas condutas, orientados para a preservação ambiental, através da organização e sistematização de ações de EA, de forma integrada entre IBAMA, SEDUC e unidade escolar, sendo despertados na clientela envolvida aspectos interdisciplinares de EA. As ações iniciaram com a turma da 5ª série do período matutino com atividades semanais onde se discutiam problemas ambientais relacionados ao Rio Cuiabá, Pantanal Mato-Grossense, visitas ao Horto Florestal, ao IBAMA, entre outros. Aos professores foi oferecido um Curso de Capacitação em Educação Ambiental de 40 horas, Seminário de Educação Ambiental, Curso de Compostagem e de Paisagismo, estes três últimos envolvendo, também, os alunos. Esta pesquisa tinha como objetivo realizar uma avaliação diagnóstica da intervenção do NEA na escola Djalma, com aplicação de questionário aos alunos de 5ª a 8ª séries dos períodos matutino e vespertino, aos professores e entrevista com a diretora da escola. Os resultados demonstraram que as séries que participaram menos do projeto dominam melhor os conceitos sobre meio ambiente e preservação ambiental e, como a maioria dos alunos afirma que a escola é o lugar onde mais aprenderam sobre EA, percebe-se que a atuação da equipe do NEA necessita reavaliar sua atuação para que contorne as distorções havidas no encaminhamento do projeto, apesar da diretora admitir que os alunos têm comportamento relacionado aos aspectos sociais e de conservação do ambiente escolar bastante satisfatório, segundo ela, diferente de outras escolas.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Projeto

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método, Outros