A Formação Inicial do Professor e a Adaptação do Ensino de Química em uma Instituição Tecnológica
Título
A Formação Inicial do Professor e a Adaptação do Ensino de Química em uma Instituição Tecnológica
A Formação Inicial do Professor e a Adaptação do Ensino de Química em uma Instituição Tecnológica
Autor
Ciro Maurício Zimmermann
Ciro Maurício Zimmermann
Orientação
Herivelto Moreira
Herivelto Moreira
Instituição
UTFPR
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2000
2000
/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Os objetivos deste estudo foram: a) verificar o posicionamento dos professores com relação a formação inicial e a sua adaptação ao ensino tecnológico, b) identificar as percepções dos professores de química frente a Educação Tenológica e c) relacionar as contribuições do ensino de química no contexto de uma instituição tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa. Os participantes do estudo foram 15 professores do Curso Técnico em Alimentos do CEFET-PR/Unidade Ponta Grossa em diferentes estágios da carreira docente. Os principais resultados mostraram que os professores de química têm opiniões claras sobre as contribuições da formação inicial e a grande maioria pensa que essa formação não os prepara para a docência reconhecendo os problemas advindos dessa formação principalmente no que diz respeito a adaptação ao ensino em uma instituição tecnológica. As evidências mostraram que os professores participantes do estudo na sua grande maioria concordam que não há integração entre as disciplinas de Química com as disciplinas técnicas e não há uma relação entre os conteúdos de Química e a proposta do Curso Técnico em Alimentos. Esses resultados trazem implicações importantes e significativas para a prática pedagógica dos professores e para a formação de profissionais e futuros cidadãos, pois demonstram que a Química deve ser contextualizada na realidade do mundo do aluno.
Os objetivos deste estudo foram: a) verificar o posicionamento dos professores com relação a formação inicial e a sua adaptação ao ensino tecnológico, b) identificar as percepções dos professores de química frente a Educação Tenológica e c) relacionar as contribuições do ensino de química no contexto de uma instituição tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa. Os participantes do estudo foram 15 professores do Curso Técnico em Alimentos do CEFET-PR/Unidade Ponta Grossa em diferentes estágios da carreira docente. Os principais resultados mostraram que os professores de química têm opiniões claras sobre as contribuições da formação inicial e a grande maioria pensa que essa formação não os prepara para a docência reconhecendo os problemas advindos dessa formação principalmente no que diz respeito a adaptação ao ensino em uma instituição tecnológica. As evidências mostraram que os professores participantes do estudo na sua grande maioria concordam que não há integração entre as disciplinas de Química com as disciplinas técnicas e não há uma relação entre os conteúdos de Química e a proposta do Curso Técnico em Alimentos. Esses resultados trazem implicações importantes e significativas para a prática pedagógica dos professores e para a formação de profissionais e futuros cidadãos, pois demonstram que a Química deve ser contextualizada na realidade do mundo do aluno.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor