O Ensino de Biologia e a Participação dos Alunos em "Atividades de Docência": uma proposta metodológica.
Título
O Ensino de Biologia e a Participação dos Alunos em "Atividades de Docência": uma proposta metodológica.
O Ensino de Biologia e a Participação dos Alunos em "Atividades de Docência": uma proposta metodológica.
Autor
Átima Clemente Alves Zuanon
Átima Clemente Alves Zuanon
Orientação
Renato Eugenio da Silva Diniz
Renato Eugenio da Silva Diniz
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A oportunidade dos alunos exporem suas idéias, na busca de explicações para os fenômenos apresentados, testando seus modelos explicativos e espontâneos, proporciona aos mesmos a organização e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, são motivados e valorizados como sujeitos participativos na elaboração dos conteúdos a serem estudados. Dentro dessas considerações, essa investigação foi conduzida com o objetivo de analisar um processo de participação ativa dos alunos, em "atividades de docência", no ensino de Biologia, visando a progressão na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma Escola da Rede Pública de Ensino Médio de Botucatu - SP. A temática estudada - Doenças causadas por microrganismos - abrangeu onze doenças, sendo: Toxoplasmose, Amebíase, Doença de Chagas, Malária, Tuberculose, Meningite, Cólera, Leptospirose, Lepra, Tétano e Coqueluche. A constituição dos dados para análise qualitativa se deu a partir de: (a) observação sistemática das aulas de Biologia, (b) participação sistemática nas aulas de Biologia, (c) atendimento extraclasse para orientação dos alunos, (d) "atividades de docência" desenvolvidas pelos alunos do segundo ano e (e) avaliação da experiência pedagógica realizada, por meio de um questionário aberto, aplicado aos alunos do segundo ano e de uma entrevista gravada com a professora de Biologia. Segundo nossa ótica podemos admitir que a experiência pedagógica em muito contribuiu para a progressão da aprendizagem dos tópicos estudados. Os sujeitos dessa pesquisa entenderam que, um bom ensino não deve ser apenas linear, unidirecional, percebendo, portanto, que a aprendizagem pode ser alcançada por diferentes formas de abordagem de um conteúdo.
A oportunidade dos alunos exporem suas idéias, na busca de explicações para os fenômenos apresentados, testando seus modelos explicativos e espontâneos, proporciona aos mesmos a organização e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, são motivados e valorizados como sujeitos participativos na elaboração dos conteúdos a serem estudados. Dentro dessas considerações, essa investigação foi conduzida com o objetivo de analisar um processo de participação ativa dos alunos, em "atividades de docência", no ensino de Biologia, visando a progressão na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma Escola da Rede Pública de Ensino Médio de Botucatu - SP. A temática estudada - Doenças causadas por microrganismos - abrangeu onze doenças, sendo: Toxoplasmose, Amebíase, Doença de Chagas, Malária, Tuberculose, Meningite, Cólera, Leptospirose, Lepra, Tétano e Coqueluche. A constituição dos dados para análise qualitativa se deu a partir de: (a) observação sistemática das aulas de Biologia, (b) participação sistemática nas aulas de Biologia, (c) atendimento extraclasse para orientação dos alunos, (d) "atividades de docência" desenvolvidas pelos alunos do segundo ano e (e) avaliação da experiência pedagógica realizada, por meio de um questionário aberto, aplicado aos alunos do segundo ano e de uma entrevista gravada com a professora de Biologia. Segundo nossa ótica podemos admitir que a experiência pedagógica em muito contribuiu para a progressão da aprendizagem dos tópicos estudados. Os sujeitos dessa pesquisa entenderam que, um bom ensino não deve ser apenas linear, unidirecional, percebendo, portanto, que a aprendizagem pode ser alcançada por diferentes formas de abordagem de um conteúdo.
Palavras Chave
Proposta Metodológica; Atividades de Docência; Microorganismos; Doenças.
Proposta Metodológica; Atividades de Docência; Microorganismos; Doenças.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método