O Ensino de Biologia e a Participação dos Alunos em "Atividades de Docência": uma proposta metodológica.

Título
O Ensino de Biologia e a Participação dos Alunos em "Atividades de Docência": uma proposta metodológica.
Autor
Átima Clemente Alves Zuanon
Orientação
Renato Eugenio da Silva Diniz
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A oportunidade dos alunos exporem suas idéias, na busca de explicações para os fenômenos apresentados, testando seus modelos explicativos e espontâneos, proporciona aos mesmos a organização e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, são motivados e valorizados como sujeitos participativos na elaboração dos conteúdos a serem estudados. Dentro dessas considerações, essa investigação foi conduzida com o objetivo de analisar um processo de participação ativa dos alunos, em "atividades de docência", no ensino de Biologia, visando a progressão na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma Escola da Rede Pública de Ensino Médio de Botucatu - SP. A temática estudada - Doenças causadas por microrganismos - abrangeu onze doenças, sendo: Toxoplasmose, Amebíase, Doença de Chagas, Malária, Tuberculose, Meningite, Cólera, Leptospirose, Lepra, Tétano e Coqueluche. A constituição dos dados para análise qualitativa se deu a partir de: (a) observação sistemática das aulas de Biologia, (b) participação sistemática nas aulas de Biologia, (c) atendimento extraclasse para orientação dos alunos, (d) "atividades de docência" desenvolvidas pelos alunos do segundo ano e (e) avaliação da experiência pedagógica realizada, por meio de um questionário aberto, aplicado aos alunos do segundo ano e de uma entrevista gravada com a professora de Biologia. Segundo nossa ótica podemos admitir que a experiência pedagógica em muito contribuiu para a progressão da aprendizagem dos tópicos estudados. Os sujeitos dessa pesquisa entenderam que, um bom ensino não deve ser apenas linear, unidirecional, percebendo, portanto, que a aprendizagem pode ser alcançada por diferentes formas de abordagem de um conteúdo.
Palavras Chave
Proposta Metodológica; Atividades de Docência; Microorganismos; Doenças.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método