Rodas de Ciências na Educação Infantil: um aprendizado lúdico e prazeroso

Título
Rodas de Ciências na Educação Infantil: um aprendizado lúdico e prazeroso
Autor
Celi Rodrigues Chaves Dominguez
Orientação
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta investigação teve o objetivo de identificar as características de ludicidade presentes em rodas de conversa sobre assuntos científicos às quais chamamos de rodas de ciências , realizadas em um grupo de crianças de quatro anos, em uma escola de educação infantil. As rodas de ciências nas quais as crianças conversavam sobre borboletas foram gravadas em áudio e vídeo, no decorrer de aproximadamente seis meses. Constatamos que as rodas apresentavam características lúdicas apenas quando as crianças eram autorizadas a falar livremente sobre o assunto em questão. Tendo como referências os trabalhos de Huizinga e Piaget, evidenciamos, em tais ocasiões, os seguintes aspectos de ludicidade: delimitação de espaço, delimitação de tempo, distanciamento da realidade cotidiana, competição, desafio, presença de regras e voluntariedade de participação. Identificamos, ainda, que as rodas ora se assemelhavam a jogos dramáticos, ora pareciam jogos de linguagem, ora eram jogos de regras ou, outras vezes, jogos de exercício. Vale ressaltar que o próprio tema borboletas contém grande potencial lúdico, uma vez que as crianças, costumeiramente, gostam muito de falar sobre esses animais. Ao longo do período em que o grupo foi acompanhado, observamos, também, que as crianças se apropriaram de diversos conhecimentos sobre as borboletas, tais como: diferenças entre vida e morte, revestimento do corpo, metamorfose/fases do ciclo de vida e estratégias comportamentais. Vale lembrar, ainda, que houve aprendizagens no que se refere à atitude de cuidados com os animais vivos e no que diz respeito aos procedimentos de observação e registro.
Palavras Chave
Educação infantil, Ensino de ciências, Linguagem, Lúdico, Rodas de conversa.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos