Tópicos de física contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores de Física
Título
Tópicos de física contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores de Física
Tópicos de física contemporânea em escolas de nível médio e na formação de professores de Física
Ensino de Física
Autor
Fernanda Ostermann
Fernanda Ostermann
Orientação
Marco Antonio Moreira
Marco Antonio Moreira
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Porto Alegre/RS/RS
Porto Alegre/RS/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a atualização curricular de Física no ensino médio, a partir da introdução de dois tópicos contemporâneos - partículas elementares e supercondutividade - em três escolas de Porto Alegre. Para tanto foram planejadas, organizadas e implementadas uma série de reformulações na disciplina Prática de Ensino de Física" do último semestre do curso de Licenciatura em Física da UFRGS. Para investigar que tópicos deveriam ser incluídos nos currículos das escolas brasileiras, foi utilizada uma técnica de consulta, chamada técnica Delphi. Físicos, pesquisadores em ensino de Física e professores de Física de nível médio foram consultados. O passo posterior foi a preparação de textos e materiais para cada tópico (transparências, diapositivos, pastilha supercondutora preparada em laboratório para fins de demonstração da levitação magnética, pôster sobre partículas elementares e interações fundamentais) . Os 12 alunos matriculados na disciplina foram organizados em duas turmas, sendo que cada turma trabalhou com um tópico. Ao longo de um mês, a professora da disciplina de Prática de Ensino" ministrou aulas expositivas sobre cada tópico, baseadas nos textos elaborados precisamente para este fim. No mês seguinte, foram preparadas as aulas do período de regência (em torno de 10 períodos de 50 minutos) e elaborado, entre outros recursos, um texto para os alunos de nível médio sobre cada tópico. Na metade do terceiro mês, foi iniciado o período de regência, o qual durou, em média, três semanas para cada estagiário. As aulas ministradas pelos estagiários foram avaliadas a partir de um questionário inicial contendo perguntas abertas sobre cada tópico e, ao final, os alunos responderam novamente a perguntas abertas e também a um teste de escolha múltipla. Os resultados obtidos com a introdução dos dois tópicos na perspectiva dos alunos de ensino médio (através da aplicação de questionários e observação das aulas) e dos futuros professores (através da observação das regências, entrevistas, relatórios finais) mostraram que é viável ensinar Física Contemporânea no ensino médio, mas, para tanto, é preciso formar professores críticos em relação ao currículo de Física e com ferramentas que possibilitem o enfrentamento da questão da atualização curricular.
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a atualização curricular de Física no ensino médio, a partir da introdução de dois tópicos contemporâneos - partículas elementares e supercondutividade - em três escolas de Porto Alegre. Para tanto foram planejadas, organizadas e implementadas uma série de reformulações na disciplina Prática de Ensino de Física" do último semestre do curso de Licenciatura em Física da UFRGS. Para investigar que tópicos deveriam ser incluídos nos currículos das escolas brasileiras, foi utilizada uma técnica de consulta, chamada técnica Delphi. Físicos, pesquisadores em ensino de Física e professores de Física de nível médio foram consultados. O passo posterior foi a preparação de textos e materiais para cada tópico (transparências, diapositivos, pastilha supercondutora preparada em laboratório para fins de demonstração da levitação magnética, pôster sobre partículas elementares e interações fundamentais) . Os 12 alunos matriculados na disciplina foram organizados em duas turmas, sendo que cada turma trabalhou com um tópico. Ao longo de um mês, a professora da disciplina de Prática de Ensino" ministrou aulas expositivas sobre cada tópico, baseadas nos textos elaborados precisamente para este fim. No mês seguinte, foram preparadas as aulas do período de regência (em torno de 10 períodos de 50 minutos) e elaborado, entre outros recursos, um texto para os alunos de nível médio sobre cada tópico. Na metade do terceiro mês, foi iniciado o período de regência, o qual durou, em média, três semanas para cada estagiário. As aulas ministradas pelos estagiários foram avaliadas a partir de um questionário inicial contendo perguntas abertas sobre cada tópico e, ao final, os alunos responderam novamente a perguntas abertas e também a um teste de escolha múltipla. Os resultados obtidos com a introdução dos dois tópicos na perspectiva dos alunos de ensino médio (através da aplicação de questionários e observação das aulas) e dos futuros professores (através da observação das regências, entrevistas, relatórios finais) mostraram que é viável ensinar Física Contemporânea no ensino médio, mas, para tanto, é preciso formar professores críticos em relação ao currículo de Física e com ferramentas que possibilitem o enfrentamento da questão da atualização curricular.
Palavras Chave
Ensino de Física; Tópicos Contemporâneos; Licenciatura; Prática de Ensino.
Ensino de Física; Tópicos Contemporâneos; Licenciatura; Prática de Ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas