Aportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas

Título
Aportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas
Autor
Liz Mayoly Muñoz Albarracín
Orientação
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2012
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Uma problemática bastante conhecida, mas pouco estudada pela pesquisa em educação em ciências, é a falta de consideração de aspectos históricos, filosóficos e sociológicos na formação inicial de professores de Ciências, fato que pode criar uma visão distorcida das ciências entre os futuros professores. Argumentamos que uma abordagem que forneça estes subsídios seria importante para atingir os objetivos do Ensino de Ciências que atenda os anseios de uma sociedade contemporânea. Desta forma, esta pesquisa defende que a população deve “saber ciência” e “saber sobre a ciência”, com a finalidade de estar capacitada para tomar decisões informadas sobre assuntos de política, tecnologia e ambiente. Assim, compreende-se que ensinar ciências significa, primeiramente, elaborar um sistema de representações estruturadas, interpretadas e modeladas pelo professor, dependendo de como ele entende a ciência, suas teorias e modelos, para interpretar e recriar os fenômenos científicos, recorrendo ao saber disciplinar e ao saber pedagógico do conteúdo. Com estes pressupostos foi elaborada e desenvolvida uma proposta de ensino que procurou construir o “saber” e o “saber fazer” de professores em formação inicial de Química da Universidade Distrital (Bogotá-Colômbia), mediante a vivência de uma experiência docente em sala de aula em uma escola pública da cidade de Bogotá. Foram analisados os discursos dos futuros professores para compreender como os domínios e as manifestações do conhecimento lhes permitiram trabalhar as suas “representações científicas”, ou seja, transformar o conhecimento científico em representações e ações pedagógicas e desenvolver habilidades como pensar, atuar e comunicar a ciência, ao mesmo tempo procurando promover atitudes e valores nos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da Química. As intervenções junto aos futuros professores, e destes com os estudantes, visaram contribuir para a consolidação de um ensino de ciências que contemple um aporte mais reflexivo e contextualizado. O estudo mostra implicações e contribuições que a presente pesquisa trouxe para a formação inicial de professores das Ciências da Natureza e da Química.
Palavras Chave
Filosofia da Ciência; Ensino de Química; Formação inicial de professores de Química; Representações Científicas.

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