Práticas pedagógicas e sociais de professores de ciências: (re)articulações, formações e desafios
Título
Práticas pedagógicas e sociais de professores de ciências: (re)articulações, formações e desafios
Práticas pedagógicas e sociais de professores de ciências: (re)articulações, formações e desafios
Autor
Luísa Gomes de Almeida
Luísa Gomes de Almeida
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A presente pesquisa insere-se no campo da Educação em Ciências e busca, através da análise de estudos de caso, compreender como o processo de educação voltado para a formação para a cidadania pode ser significado e concretizado no âmbito dos espaços de ensino. Tal temática assume relevância significativa no modelo democrático atual onde cada vez mais os indivíduos são chamados para participarem dos processos de tomada de decisão que envolve as relações entre ciência e sociedade. Para o desenvolvimento desde estudo selecionamos e entrevistamos três professores conhecidos da equipe de trabalho do projeto Interuniversidades cujas práticas pedagógicas são notoriamente voltadas para a construção de sujeitos sociais críticos e conscientes de seu papel coletivo na sociedade. A análise dos dados será pautada nos princípios da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2010). Os resultados mostram que, apesar das dificuldades (im)postas pelas diversas esferas sociais e instituições a promoção de práticas pedagógicas que visem a formação para a cidadania e emancipação do sujeito são possíveis de serem concretizadas.
A presente pesquisa insere-se no campo da Educação em Ciências e busca, através da análise de estudos de caso, compreender como o processo de educação voltado para a formação para a cidadania pode ser significado e concretizado no âmbito dos espaços de ensino. Tal temática assume relevância significativa no modelo democrático atual onde cada vez mais os indivíduos são chamados para participarem dos processos de tomada de decisão que envolve as relações entre ciência e sociedade. Para o desenvolvimento desde estudo selecionamos e entrevistamos três professores conhecidos da equipe de trabalho do projeto Interuniversidades cujas práticas pedagógicas são notoriamente voltadas para a construção de sujeitos sociais críticos e conscientes de seu papel coletivo na sociedade. A análise dos dados será pautada nos princípios da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2010). Os resultados mostram que, apesar das dificuldades (im)postas pelas diversas esferas sociais e instituições a promoção de práticas pedagógicas que visem a formação para a cidadania e emancipação do sujeito são possíveis de serem concretizadas.
Palavras Chave
Educação em ciência; Educação para cidadania; Análise de conteúdo.
Educação em ciência; Educação para cidadania; Análise de conteúdo.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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