Um estudo multimodal de textos didáticos sobre o efeito fotoelétrico
Título
Um estudo multimodal de textos didáticos sobre o efeito fotoelétrico
Um estudo multimodal de textos didáticos sobre o efeito fotoelétrico
Autor
Esdras Garcia Alves
Esdras Garcia Alves
Orientação
Helder de Figueiredo e Paula
Helder de Figueiredo e Paula
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho investiga o fenômeno da multimodalidade, tal como ele se manifesta nos textos sobre o efeito fotoelétrico (EF) dos livros de Física selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Mais especificamente, fazemos aqui uma análise de como os autores desses livros empregam diferentes modos de comunicação na elaboração de textos sobre o EF, de modo a atingirem determinados objetivos retóricos ligados à descrição, explicação, injunção, definição, exemplificação e narração de objetos de conhecimento das ciências. O referencial teórico adotado para efetivar a análise dos textos selecionados está baseado na semiótica social, que considera que os modos de comunicação não significam per si, pois, a produção de sentidos advém da inserção do enunciador e do enunciatário em uma determinada cultura e em um determinado conjunto de práticas sociais. Além disso, esse referencial admite que, tanto a comunicação, quanto o pensamento humano, são inerentemente multimodais. A história do desenvolvimento cultural dos modos de comunicação e pensamento utilizados em uma dada cultura, bem como a materialidade dos meios por meio dos quais eles se manifestam (sons, gestos, imagens e símbolos registrados em diferentes suportes)levam a uma especialização funcional dos modos. Isso significa que alguns modos são mais adequados para mediar o pensamento e a comunicação de determinados tipos de objetos de conhecimento que outros. Além disso, na produção de uma enunciação, os diferentes modos sempre são selecionados e integrados uns aos outros por um enunciador, a partir das representações que ele tem do enunciatário e do objetivo retórico que orienta sua iniciativa de comunicação. Com base nesses pressupostos teóricos, elaboramos uma análise de textos sobre o EF presentes em dois livros didáticos de Física. A restrição a dois livros se justifica pelo nível de detalhamento da análise que realizamos. Esse nível é necessário para que se possa antecipar o trabalho semiótico que um leitor precisa realizar em sua busca pelasignificação dos textos. Ao comparar os dois textos escolhidos, procuramos mostrar como a orquestração dos modos verbal e não-verbal depende das intenções retóricas que movem o autor/enunciador na elaboração de um texto que, em seu ponto de vista, é coeso e coerente. Vislumbramos com esse trabalho oferecer uma oportunidade de reflexão para professores e produtores de materiais didáticos que lidam com textos didáticos de ciências. Esses textos são essencialmente multimodais e, por essa razão, professores e produtores de materiais didáticos precisam aumentar sua compreensão sobre a complexidade do trabalho semiótico realizado pelos estudantes, leitores dos textos didáticos multimodais, confrontados com a tarefa de interpretar esse gênero textual.
Este trabalho investiga o fenômeno da multimodalidade, tal como ele se manifesta nos textos sobre o efeito fotoelétrico (EF) dos livros de Física selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Mais especificamente, fazemos aqui uma análise de como os autores desses livros empregam diferentes modos de comunicação na elaboração de textos sobre o EF, de modo a atingirem determinados objetivos retóricos ligados à descrição, explicação, injunção, definição, exemplificação e narração de objetos de conhecimento das ciências. O referencial teórico adotado para efetivar a análise dos textos selecionados está baseado na semiótica social, que considera que os modos de comunicação não significam per si, pois, a produção de sentidos advém da inserção do enunciador e do enunciatário em uma determinada cultura e em um determinado conjunto de práticas sociais. Além disso, esse referencial admite que, tanto a comunicação, quanto o pensamento humano, são inerentemente multimodais. A história do desenvolvimento cultural dos modos de comunicação e pensamento utilizados em uma dada cultura, bem como a materialidade dos meios por meio dos quais eles se manifestam (sons, gestos, imagens e símbolos registrados em diferentes suportes)levam a uma especialização funcional dos modos. Isso significa que alguns modos são mais adequados para mediar o pensamento e a comunicação de determinados tipos de objetos de conhecimento que outros. Além disso, na produção de uma enunciação, os diferentes modos sempre são selecionados e integrados uns aos outros por um enunciador, a partir das representações que ele tem do enunciatário e do objetivo retórico que orienta sua iniciativa de comunicação. Com base nesses pressupostos teóricos, elaboramos uma análise de textos sobre o EF presentes em dois livros didáticos de Física. A restrição a dois livros se justifica pelo nível de detalhamento da análise que realizamos. Esse nível é necessário para que se possa antecipar o trabalho semiótico que um leitor precisa realizar em sua busca pelasignificação dos textos. Ao comparar os dois textos escolhidos, procuramos mostrar como a orquestração dos modos verbal e não-verbal depende das intenções retóricas que movem o autor/enunciador na elaboração de um texto que, em seu ponto de vista, é coeso e coerente. Vislumbramos com esse trabalho oferecer uma oportunidade de reflexão para professores e produtores de materiais didáticos que lidam com textos didáticos de ciências. Esses textos são essencialmente multimodais e, por essa razão, professores e produtores de materiais didáticos precisam aumentar sua compreensão sobre a complexidade do trabalho semiótico realizado pelos estudantes, leitores dos textos didáticos multimodais, confrontados com a tarefa de interpretar esse gênero textual.
Palavras Chave
Multimodalidade; semiótica; ensino de física moderna e contemporânea.
Multimodalidade; semiótica; ensino de física moderna e contemporânea.
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