Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da matemática
Título
Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da matemática
Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da matemática
Autor
Edson Vaz de Andrade
Edson Vaz de Andrade
Orientação
Juan Bernardino Marques Barrio
Juan Bernardino Marques Barrio
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho, analisamos de que forma o conceito de vetor e, consequentemente, o de grandezas físicas vetoriais estão presentes nos dez livros de Física aprovados no PNLD em 2010. A escolha destes conceitos se deve fundamentalmente à dificuldade observada nos estudantes de ensino superior, quando se trata de questões relacionadas a uma perspectiva espacial para os fenômenos físicos. A análise do livro didático, em seus vários aspectos, justifica-se em função do seu papel no contexto escolar, haja vista que no sistema de ensino brasileiro, este acaba por influir de maneira determinante na escolha de conteúdos e estratégias de ensino, podendo ser considerado, provavelmente, o principal recurso do processo de escolarização. Para viabilizar esta análise dos livros foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, cujo objetivo é levar às novas compreensões dos fenômenos investigados. Identificamos que existem vários tipos de enfoque, mas todos mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a linguagem matemática que deve ser superada para dar maior significado ao conhecimento físico.
Neste trabalho, analisamos de que forma o conceito de vetor e, consequentemente, o de grandezas físicas vetoriais estão presentes nos dez livros de Física aprovados no PNLD em 2010. A escolha destes conceitos se deve fundamentalmente à dificuldade observada nos estudantes de ensino superior, quando se trata de questões relacionadas a uma perspectiva espacial para os fenômenos físicos. A análise do livro didático, em seus vários aspectos, justifica-se em função do seu papel no contexto escolar, haja vista que no sistema de ensino brasileiro, este acaba por influir de maneira determinante na escolha de conteúdos e estratégias de ensino, podendo ser considerado, provavelmente, o principal recurso do processo de escolarização. Para viabilizar esta análise dos livros foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, cujo objetivo é levar às novas compreensões dos fenômenos investigados. Identificamos que existem vários tipos de enfoque, mas todos mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a linguagem matemática que deve ser superada para dar maior significado ao conhecimento físico.
Palavras Chave
Vetores; Grandezas físicas; Livro didático.
Vetores; Grandezas físicas; Livro didático.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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