Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da matemática

Título
Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da matemática
Autor
Edson Vaz de Andrade
Orientação
Juan Bernardino Marques Barrio
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho, analisamos de que forma o conceito de vetor e, consequentemente, o de grandezas físicas vetoriais estão presentes nos dez livros de Física aprovados no PNLD em 2010. A escolha destes conceitos se deve fundamentalmente à dificuldade observada nos estudantes de ensino superior, quando se trata de questões relacionadas a uma perspectiva espacial para os fenômenos físicos. A análise do livro didático, em seus vários aspectos, justifica-se em função do seu papel no contexto escolar, haja vista que no sistema de ensino brasileiro, este acaba por influir de maneira determinante na escolha de conteúdos e estratégias de ensino, podendo ser considerado, provavelmente, o principal recurso do processo de escolarização. Para viabilizar esta análise dos livros foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, cujo objetivo é levar às novas compreensões dos fenômenos investigados. Identificamos que existem vários tipos de enfoque, mas todos mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a linguagem matemática que deve ser superada para dar maior significado ao conhecimento físico.
Palavras Chave
Vetores; Grandezas físicas; Livro didático.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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