A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
Título
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
A epistemologia da biologia na formação de pesquisadores: compreensão sistêmica de fenômenos moleculares
Autor
Mariana Aparecida Bologna Soares Andrade
Mariana Aparecida Bologna Soares Andrade
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em Epistemologia da Biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área especifica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspectiva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para os processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco do estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores convidados. As atividades do grupo, que foram objeto de pesquisa dos trabalhos de doutorado, ocorreram ao longo dos anos de 2007 a 2009. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar: as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2008, que priorizaram as discussões sobre o material genético, orientadas pelo modelo triádico escalar; a formação dos participantes do grupo como pesquisadores; e os obstáculos epistemológicos para a compreensão do gene por meio de uma visão sistêmica. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados, observação, questionários, entrevistas e documentos. A análise dos dados foi elaborada por sínteses de significação e categorização dos dados coletados na entrevista final. A análise dos dados permitiu reconhecer o papel significativo do grupo na formação de pesquisadores por possibilitar um espaço de integração do conhecimento biológico aprendido na graduação, o desenvolvimento de uma visão sistêmica e relacional sobre o material genético. Por fim, pela análise das atividades do grupo foi possível elaborar um modelo para discussão epistemológica sobre a aprendizagem sobre o material genético.
O desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa em Epistemologia da Biologia, vem sendo considerado significativo na formação de professores e pesquisadores de Ensino de Ciências e Biologia. A formação de pesquisadores capazes de compreender a Ciência a que estudam caracteriza-se como um processo de superação de obstáculos e rupturas do conhecimento. As discussões sobre a natureza do conhecimento biológico conferem à Biologia seu caráter autônomo como área especifica do saber. O conhecimento sobre os fenômenos do mundo vivo deve ser orientado por uma visão que considere a interação entre sistemas. Nesta perspectiva, foi proposto por Meglhioratti et al (2008) e Meglhioratti (2009) um modelo de hierarquia escalar sobre os fenômenos vivos, este modelo é formado por três níveis hierárquicos [ecológico [organismo [genético molecular]]]. Ao estipular esse modelo, entende-se que o nível superior (interações ecológicas) estabelece condições de contorno para os processos no nível focal (organismo), enquanto o nível inferior estabelece condições iniciadoras potenciais para os processos focais. Esses três níveis de organização foram objeto de estudo de três trabalhos de doutorado. No presente trabalho o nível inferior, genético molecular, foi escolhido como foco do estudo epistemológico, optou-se por estudar o material genético e também a problemática atual sobre o conceito de gene. A partir destas discussões sobre formação de pesquisadores e o conhecimento epistemológico da Biologia e sobre o material genético, foi organizado o Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), o grupo foi formado por alunos de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três pesquisadoras desenvolvendo trabalhos de doutorado, a professora coordenadora e professores convidados. As atividades do grupo, que foram objeto de pesquisa dos trabalhos de doutorado, ocorreram ao longo dos anos de 2007 a 2009. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar: as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2008, que priorizaram as discussões sobre o material genético, orientadas pelo modelo triádico escalar; a formação dos participantes do grupo como pesquisadores; e os obstáculos epistemológicos para a compreensão do gene por meio de uma visão sistêmica. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados, observação, questionários, entrevistas e documentos. A análise dos dados foi elaborada por sínteses de significação e categorização dos dados coletados na entrevista final. A análise dos dados permitiu reconhecer o papel significativo do grupo na formação de pesquisadores por possibilitar um espaço de integração do conhecimento biológico aprendido na graduação, o desenvolvimento de uma visão sistêmica e relacional sobre o material genético. Por fim, pela análise das atividades do grupo foi possível elaborar um modelo para discussão epistemológica sobre a aprendizagem sobre o material genético.
Palavras Chave
Epistemologia da Biologia; Formação de Pesquisadores; Compreensão sistêmica de fenômenos moleculares.
Epistemologia da Biologia; Formação de Pesquisadores; Compreensão sistêmica de fenômenos moleculares.
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