Produção de material didático e estratégicas para o ensino de física para alunos portadores de deficiência visual
Título
Produção de material didático e estratégicas para o ensino de física para alunos portadores de deficiência visual
Produção de material didático e estratégicas para o ensino de física para alunos portadores de deficiência visual
Autor
Alexandre César Azevedo
Alexandre César Azevedo
Orientação
Antonio Carlos Fontes dos Santos
Antonio Carlos Fontes dos Santos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Atribuí-se a todos os alunos portadores de deficiência visual um fracasso para os estudos de matemática e física. Esse suposto fracasso tem sua origem tanto no discurso do professor regente que não foi treinado para trabalhar com alunos deficientes visuais, quanto na falta de material didático adaptado nas escolas. Este trabalho tem o objetivo de dar suporte à criação, desenvolvimento e adaptação de material didático para o ensino de Física e Matemática a alunos com deficiência visual. Também são sugeridas atividades e estratégias de ensino organizadas de modo sequencial, utilizando o material desenvolvido e o Ciclo de Aprendizagem de Karplus. Pretende-se assim, incentivar os alunos à construção de modelos sobre os fenômenos físicos, em particular da ótica, através da utilização da sua imaginação e raciocínio. Finalmente, como o aluno portador de deficiência visual não conta com a principal forma de perceber o mundo, os olhos, propomos uma definição operacional para a luz baseada exclusivamente no tato.
Atribuí-se a todos os alunos portadores de deficiência visual um fracasso para os estudos de matemática e física. Esse suposto fracasso tem sua origem tanto no discurso do professor regente que não foi treinado para trabalhar com alunos deficientes visuais, quanto na falta de material didático adaptado nas escolas. Este trabalho tem o objetivo de dar suporte à criação, desenvolvimento e adaptação de material didático para o ensino de Física e Matemática a alunos com deficiência visual. Também são sugeridas atividades e estratégias de ensino organizadas de modo sequencial, utilizando o material desenvolvido e o Ciclo de Aprendizagem de Karplus. Pretende-se assim, incentivar os alunos à construção de modelos sobre os fenômenos físicos, em particular da ótica, através da utilização da sua imaginação e raciocínio. Finalmente, como o aluno portador de deficiência visual não conta com a principal forma de perceber o mundo, os olhos, propomos uma definição operacional para a luz baseada exclusivamente no tato.
Palavras Chave
Ensino de Física; óptica; deficiência visual.
Ensino de Física; óptica; deficiência visual.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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