Avaliação da percepção de professores em um programa corporativo de educação ambiental.
Título
Avaliação da percepção de professores em um programa corporativo de educação ambiental.
Avaliação da percepção de professores em um programa corporativo de educação ambiental.
Autor
Jose Lindomar Alves de Lima
Jose Lindomar Alves de Lima
Orientação
Thereza Penna Firme
Thereza Penna Firme
Instituição
CESGRANRIO
CESGRANRIO
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Petrópolis/RJ
Petrópolis/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Realizado na fase de concepção do Programa de Educação Ambiental da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, este trabalho buscou avaliar a percepção de professores sobre temas relacionados às questões socioambientais antes de participarem da capacitação sobre o tema a ser oferecido pelo referido programa. Neste sentido, é uma Avaliação de Contexto como primeira etapa do modelo CIPP (STUFFLEBEAM, 1971 apud STUFFLEBEAM; SHINKFIELD, 1985) que precede etapas posteriores da avaliação de insumo, processo e produto. Tal abordagem visa colaborar com o processo de inserção da Educação Ambiental na escola e gera outras questões e estudos. A questão avaliativa norteadora do presente estudo se refere à percepção do educador sobre a temática, em especial a Educação Ambiental e como é utilizada no cotidiano escolar. O instrumento para avaliar a percepção de 189 professores de 14 escolas públicas dos municípios de Itaguaí e Rio de Janeiro, foi um questionário qualiquantitativo composto por 29 questões. A avaliação aponta que a grande maioria dos participantes já ouviu falar da empresa, mas de forma indireta, desconhecendo, assim, suas ações socioambientais. Os resultados revelaram ainda que professores, de uma maneira geral, percebem a importância da Educação Ambiental e demonstraram interesse em participar de atividades relacionadas à temática socioambiental. Os educadores, em sua maioria, manifestaram desejo de formar parceria entre escola e empresa, visando, principalmente, suporte técnico e pedagógico.
Realizado na fase de concepção do Programa de Educação Ambiental da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, este trabalho buscou avaliar a percepção de professores sobre temas relacionados às questões socioambientais antes de participarem da capacitação sobre o tema a ser oferecido pelo referido programa. Neste sentido, é uma Avaliação de Contexto como primeira etapa do modelo CIPP (STUFFLEBEAM, 1971 apud STUFFLEBEAM; SHINKFIELD, 1985) que precede etapas posteriores da avaliação de insumo, processo e produto. Tal abordagem visa colaborar com o processo de inserção da Educação Ambiental na escola e gera outras questões e estudos. A questão avaliativa norteadora do presente estudo se refere à percepção do educador sobre a temática, em especial a Educação Ambiental e como é utilizada no cotidiano escolar. O instrumento para avaliar a percepção de 189 professores de 14 escolas públicas dos municípios de Itaguaí e Rio de Janeiro, foi um questionário qualiquantitativo composto por 29 questões. A avaliação aponta que a grande maioria dos participantes já ouviu falar da empresa, mas de forma indireta, desconhecendo, assim, suas ações socioambientais. Os resultados revelaram ainda que professores, de uma maneira geral, percebem a importância da Educação Ambiental e demonstraram interesse em participar de atividades relacionadas à temática socioambiental. Os educadores, em sua maioria, manifestaram desejo de formar parceria entre escola e empresa, visando, principalmente, suporte técnico e pedagógico.
Palavras Chave
avaliação de contexto; modelo CIPP; educação ambiental.
avaliação de contexto; modelo CIPP; educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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