Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores

Título
Os objetivos das visitas escolares a um observatório astronômico na visão dos professores
Autor
Fernando Roberto da Costa Linhares
Orientação
Silvania Sousa do Nascimento
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2011
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Dentre os diversos temas que museus, centros de ciência e outros espaços de divulgação científica podem abordar, a Astronomia é uma das áreas que mais desperta curiosidade e fascínio em pessoas de todas as idades. Neste sentido, locais que promovem o ensino e a divulgação desta ciência, para diversos públicos, como os observatórios astronômicos, se tornam importantes como alternativas que contribuam para sanar as deficiências detectadas no ensino desta disciplina em espaços formais. No entanto, estes locais possuem, na maioria das vezes, algumas características que acabam dificultando a sua utilização por parte da comunidade escolar, como: o pequeno número dos locais destinados a esse fim, tendo em vista a grande extensão territorial do país; a falta de divulgação, fazendo com que muitos professores ainda não conheçam ou não saibam onde tais espaços estão localizados; e o restrito horário de funcionamento, geralmente noturno, que acaba prejudicando o acesso de muitas escolas. Além disso, a Astronomia não constitui uma disciplina escolar e tampouco é cobrada em provas e vestibulares. Ainda assim, o que se observa é uma grande procura por parte dos professores, que enfrentam todas as dificuldades impostas, inclusive toda a responsabilidade a que eles se submetem ao realizar uma viagem escolar noturna a outra cidade, com crianças e adolescentes. Sendo assim, esta pesquisa procurou investigar os objetivos dos professores que realizam regularmente visitas escolares ao Observatório Astronômico Frei Rosário, um importante local de ensino, divulgação e popularização de Astronomia, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tomando como base de dados todas as fichas de inscrição referentes às visitas escolares que ocorreram no período de 1997 a 2009, foi possível fazer um estudo quantitativo das escolas visitantes e das visitas escolares no referido período, bem como, a partir dele, identificar alguns professores que realizaram visitas regulares ao local. Em seguida, entrevistando dez destes professores, identificamos quais eram os objetivos que os levaram a visitar o local com seus alunos. Percebemos que todos eles possuíam claramente um objetivo direto, e vários outros objetivos indiretos, que mostravam a finalidade das saídas escolares e o modo como eles percebiam e utilizavam aquele espaço. Um dos resultados obtidos foi que, para esse conjunto de dez professores, o observatório astronômico tem a função de um espaço de ensino ou divulgação de Astronomia, sendo que para oito é um espaço onde ocorre ensino (educação formal) de Astronomia, ou de Ciências em geral, e para apenas dois é um espaço onde ocorre divulgação (educação não-formal) de Astronomia. Através deste estudo, foi possível ainda discutir outras questões relevantes a este campo de estudo, que ainda não foram muito exploradas por pesquisadores da área, de forma a indicar melhorias para o ensino de Astronomia em observatórios astronômicos e outros espaços não-formais, a fim de popularizar a sua utilização por parte dos professores e, assim, ampliar o potencial educativo de tais espaços.
Palavras Chave
Educação em astronomia; Educação não formal; Divulgação cientifica; Observatórios astronômicos; Visitas escolares.

Classificações

Nível escolar
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Foco Temático
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