Patrimônio ambiental: desafio educacional nas organizações industriais de Joinville.
Título
Patrimônio ambiental: desafio educacional nas organizações industriais de Joinville.
Patrimônio ambiental: desafio educacional nas organizações industriais de Joinville.
Autor
Scheila Regina Lino
Scheila Regina Lino
Orientação
Mariluci Neis Carelli
Mariluci Neis Carelli
Instituição
UNIVILLE
UNIVILLE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Joinville/SC
Joinville/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo desta dissertação é discutir os procedimentos e as metodologias adotados no processo deeducação ambiental com trabalhadores de indústrias, na preservação do patrimônio natural. Os estudos sobre a temática metodologia de educação ambiental no Brasil são escassas, o que existe disponível abordam metodologias de pesquisas e não de ação pedagógica ao público de trabalhadores de indústrias. A educaçãoambiental (EA) em indústrias se tornou uma exigência para atender os mercados globalizados especificamente aquelas organizações que possuem ISO 14001. Na realidade atual as indústrias exercem influencias nos espaços onde estão inseridas, alterando as dinâmicas socioambientais, e acabam determinando o que e como será preservado o patrimônio ambiental. Assim, o desenvolvimento de uma EA critica e procedente possibilitará uma consciência ambiental ampliada. O trabalhador capacitado nas questões ambientais melhorará ainda mais seu desempenho produtivo. A metodologia desta pesquisa abrange um estudo qualiquantitativo em indústrias certificadas pela ISO 14001, em Joinville SC. Na abordagem qualitativa participaram do estudo 6 organizações empresariais certificadas pela ISO 14001. Na abordagem quantitativa participaram 9 organizações empresariais do núcleo de meio ambiente da Associação Comercial e Industrial de Joinvile ACIJ. Os dados revelam que os profissionais, que atuam nas indústrias estudadas e que realizam trabalho de EA, não possuem um referencial teórico metodológico por não serem profissionais da área pedagógica, além disso, se restringem aos espaços internos das organizações e acabam por adotar metodologias que limitam-se a treinamentos.
O objetivo desta dissertação é discutir os procedimentos e as metodologias adotados no processo deeducação ambiental com trabalhadores de indústrias, na preservação do patrimônio natural. Os estudos sobre a temática metodologia de educação ambiental no Brasil são escassas, o que existe disponível abordam metodologias de pesquisas e não de ação pedagógica ao público de trabalhadores de indústrias. A educaçãoambiental (EA) em indústrias se tornou uma exigência para atender os mercados globalizados especificamente aquelas organizações que possuem ISO 14001. Na realidade atual as indústrias exercem influencias nos espaços onde estão inseridas, alterando as dinâmicas socioambientais, e acabam determinando o que e como será preservado o patrimônio ambiental. Assim, o desenvolvimento de uma EA critica e procedente possibilitará uma consciência ambiental ampliada. O trabalhador capacitado nas questões ambientais melhorará ainda mais seu desempenho produtivo. A metodologia desta pesquisa abrange um estudo qualiquantitativo em indústrias certificadas pela ISO 14001, em Joinville SC. Na abordagem qualitativa participaram do estudo 6 organizações empresariais certificadas pela ISO 14001. Na abordagem quantitativa participaram 9 organizações empresariais do núcleo de meio ambiente da Associação Comercial e Industrial de Joinvile ACIJ. Os dados revelam que os profissionais, que atuam nas indústrias estudadas e que realizam trabalho de EA, não possuem um referencial teórico metodológico por não serem profissionais da área pedagógica, além disso, se restringem aos espaços internos das organizações e acabam por adotar metodologias que limitam-se a treinamentos.
Palavras Chave
patrimônio ambiental; educação ambiental em indústrias; pres.
patrimônio ambiental; educação ambiental em indústrias; pres.
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