Produção do livro paradidático "Explorando o Sistema Imunológico" baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2º Ano do ensino médio.
Título
Produção do livro paradidático "Explorando o Sistema Imunológico" baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2º Ano do ensino médio.
Produção do livro paradidático "Explorando o Sistema Imunológico" baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2º Ano do ensino médio.
Autor
Camila Simões Machado Lopes
Camila Simões Machado Lopes
Orientação
Fernando Costa Amaral
Fernando Costa Amaral
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta, testada previamente, a partir da qual foi elaborado o livro paradidático “Explorando o Sistema Imunológicoâ€, com a intenção de fornecer um recurso didático que possibilita trabalhar a Imunologia como uma unidade didática da Biologia. Para a elaboração do produto final desta Dissertação utilizamos como base alguns princÃpios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem MultimÃdia. E seguindo os pressupostos desse referencial teórico, produzimos um material não somente efetivo no processo de ensino-aprendizagem, mas também de franca aceitação pelos alunos, que o testaram, e também por dois Professores especialistas em Imunologia, que o avaliaram e deram suas contribuições. Importa ressaltar que os princÃpios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem MultimÃdia, aqui utilizados, são considerados por muitos autores pressupostos fundamentais para que, levando em consideração a capacidade cognitiva humana na utilização de recursos multimodais, possam otimizar o processo ensino-aprendizagem. O Paradidático elaborado, após várias revisões e com incorporação de sugestões dos professores especialistas, foi testado em uma turma de 2º ano do ensino médio, ao passo que, em outra turma de 2º ano, lecionamos o mesmo conteúdo de forma tradicional, ou seja, utilizando aula expositiva. Após as aulas com as duas turmas, foram aplicados dois questionários sobre o conteúdo, sendo que um continha questões abertas e fechadas relacionadas à Imunologia, o qual foi respondido pelas duas turmas, para compararmos a eficiência das duas metodologias empregadas; e um outro questionário foi aplicado apenas na turma que utilizou o paradidático, a fim de verificar as opiniões dos alunos sobre o uso do material produzido. A partir da análise dos resultados desses questionários, pudemos verificar que, a turma que utilizou o Paradidático, obteve uma maior quantidade de respostas corretas, e que no caso das questões abertas, as respostas desta turma foram mais elaboradas e com maior embasamento cientÃfico, se comparadas com as da turma que trabalhou o conteúdo de forma tradicional. Por fim, gostarÃamos de ressaltar que esta pesquisa retrata a importância e eficácia da utilização de recursos didáticos, alicerçados em teorias que se preocupam com a cognição humana, como ferramentas capazes de tornar a aula mais atraente, motivadora e de qualidade.
Este trabalho apresenta uma proposta, testada previamente, a partir da qual foi elaborado o livro paradidático “Explorando o Sistema Imunológicoâ€, com a intenção de fornecer um recurso didático que possibilita trabalhar a Imunologia como uma unidade didática da Biologia. Para a elaboração do produto final desta Dissertação utilizamos como base alguns princÃpios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem MultimÃdia. E seguindo os pressupostos desse referencial teórico, produzimos um material não somente efetivo no processo de ensino-aprendizagem, mas também de franca aceitação pelos alunos, que o testaram, e também por dois Professores especialistas em Imunologia, que o avaliaram e deram suas contribuições. Importa ressaltar que os princÃpios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem MultimÃdia, aqui utilizados, são considerados por muitos autores pressupostos fundamentais para que, levando em consideração a capacidade cognitiva humana na utilização de recursos multimodais, possam otimizar o processo ensino-aprendizagem. O Paradidático elaborado, após várias revisões e com incorporação de sugestões dos professores especialistas, foi testado em uma turma de 2º ano do ensino médio, ao passo que, em outra turma de 2º ano, lecionamos o mesmo conteúdo de forma tradicional, ou seja, utilizando aula expositiva. Após as aulas com as duas turmas, foram aplicados dois questionários sobre o conteúdo, sendo que um continha questões abertas e fechadas relacionadas à Imunologia, o qual foi respondido pelas duas turmas, para compararmos a eficiência das duas metodologias empregadas; e um outro questionário foi aplicado apenas na turma que utilizou o paradidático, a fim de verificar as opiniões dos alunos sobre o uso do material produzido. A partir da análise dos resultados desses questionários, pudemos verificar que, a turma que utilizou o Paradidático, obteve uma maior quantidade de respostas corretas, e que no caso das questões abertas, as respostas desta turma foram mais elaboradas e com maior embasamento cientÃfico, se comparadas com as da turma que trabalhou o conteúdo de forma tradicional. Por fim, gostarÃamos de ressaltar que esta pesquisa retrata a importância e eficácia da utilização de recursos didáticos, alicerçados em teorias que se preocupam com a cognição humana, como ferramentas capazes de tornar a aula mais atraente, motivadora e de qualidade.
Palavras Chave
Ensino de Imunologia; Paradidático; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.
Ensino de Imunologia; Paradidático; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.