Jogo virtual para o consumo consciente: uma proposta para o ensino de educação ambiental.
Título
Jogo virtual para o consumo consciente: uma proposta para o ensino de educação ambiental.
Jogo virtual para o consumo consciente: uma proposta para o ensino de educação ambiental.
Autor
Debora Cristina de Paula Lopes
Debora Cristina de Paula Lopes
Orientação
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
Instituição
UNIFOA
UNIFOA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Volta Redonda/RJ
Volta Redonda/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo aborda temas relacionados à educação ambiental e consumo consciente, propondo a criação de um jogo virtual, com objetivo de despertar na comunidade acadêmica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, o interesse pelo tema. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados à educação ambiental, consumismo e consumerismo, jogo como ferramenta de aprendizado e aspectos relacionados à educação informal, não-formal e formal. Para decidir sobre as características do jogo e aceitabilidade do mesmo, foram realizadas duas pesquisas de campo que diagnosticaram as concepções prévias da comunidade acadêmica do UniFOA acerca de questões ambientais e consumo consciente e sua pré-disposição para jogar. De acordo com a pesquisa realizada, o jogo foi capaz de despertar o interesse dos jogadores, o design foi considerado atrativo em suas cores e imagens e o tempo de jogo foi considerado ideal. O jogo virtual, elaborado em forma de trilha, atribui pontos de acordo com o percentual de acertos que o jogador tiver em relação às perguntas que são feitas de forma aleatória. Ao final do jogo, existe a opção de jogar novamente ou visitar o site www.unifoa.edu.br/consumoconsciente que possui conteúdos relacionados a consumo consciente, dicas de economia doméstica, coleta seletiva e links que direcionam a outros sites especializados no assunto. Por sua simplicidade e facilidade de uso, o jogo pode ser utilizado, também, por alunos desde o ensino médio ao ensino superior, em ambiente de educação formal. Sugerimos sua adoção, também, por empresas e centros de treinamento que tenham por objetivo trabalhar a conscientização ambiental através da adoção de práticas de consumo consciente, tema amplamente abordado pelo jogo virtual. O jogo virtual e o site são os produtos da presente dissertação.
O presente estudo aborda temas relacionados à educação ambiental e consumo consciente, propondo a criação de um jogo virtual, com objetivo de despertar na comunidade acadêmica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, o interesse pelo tema. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados à educação ambiental, consumismo e consumerismo, jogo como ferramenta de aprendizado e aspectos relacionados à educação informal, não-formal e formal. Para decidir sobre as características do jogo e aceitabilidade do mesmo, foram realizadas duas pesquisas de campo que diagnosticaram as concepções prévias da comunidade acadêmica do UniFOA acerca de questões ambientais e consumo consciente e sua pré-disposição para jogar. De acordo com a pesquisa realizada, o jogo foi capaz de despertar o interesse dos jogadores, o design foi considerado atrativo em suas cores e imagens e o tempo de jogo foi considerado ideal. O jogo virtual, elaborado em forma de trilha, atribui pontos de acordo com o percentual de acertos que o jogador tiver em relação às perguntas que são feitas de forma aleatória. Ao final do jogo, existe a opção de jogar novamente ou visitar o site www.unifoa.edu.br/consumoconsciente que possui conteúdos relacionados a consumo consciente, dicas de economia doméstica, coleta seletiva e links que direcionam a outros sites especializados no assunto. Por sua simplicidade e facilidade de uso, o jogo pode ser utilizado, também, por alunos desde o ensino médio ao ensino superior, em ambiente de educação formal. Sugerimos sua adoção, também, por empresas e centros de treinamento que tenham por objetivo trabalhar a conscientização ambiental através da adoção de práticas de consumo consciente, tema amplamente abordado pelo jogo virtual. O jogo virtual e o site são os produtos da presente dissertação.
Palavras Chave
consumo consciente.
consumo consciente.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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