A formação do licenciado em Física na Unir: um estudo de caso no campus de Porto Velho

Título
A formação do licenciado em Física na Unir: um estudo de caso no campus de Porto Velho
Autor
Roberta Lavor Serbim Uchôa Lopes
Orientação
Tania Suely Azevedo Brasileiro
Instituição
UNIR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
-
Ano
2011
Cidade / UF
Porto Velho/RO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesse trabalho buscamos solução para o que pode ter contribuído para a licenciatura em Física da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), Campus de Porto Velho, ter apenas um egresso da sua primeira turma (2007). O texto apresenta uma exposição teórica a respeito da formação de professores. Depois contextualiza o curso de licenciatura em Física no Brasil, focando depois no Estado de Rondônia. Em 2011 Coletamos os dados, no primeiro momento, através de documentos do curso, dos alunos e dos professores e pudemos desvendar problemas que atingem o processo de formação inicial dos futuros docentes, no segundo semestre aplicamos questionários aos alunos e entrevistamos o único egresso e o professor que foi chefe na implantação do curso o que nos possibilitou responder o problema dese estudo. Para suprir as deficiências encontradas é necessária uma reformulação do PPP (Projeto Político Pedagógico) do curso, além de um maior envolvimento pedagógico pelos professores dentro de suas aulas, onde eles possam está refletindo e implantando mudanças a partir das dificuldades encontradas no seu processo formativo e a partir dos fatores intervenientes do alto índice de desistência desses alunos. Tudo isso com o intuito de obtermos um maior rendimento dos alunos da Licenciatura em Física. A sugestão para uma melhoria nesse curso é o de oferecimento no início do curso de uma disciplina que nivele todos os conhecimentos básicos necessários para os conteúdos futuros dessa licenciatura, pois assim os discentes teriam oportunidades de recuperar as deficiências trazidas do ensino médio, além de termos na licenciatura o cargo de coordenador independente do cargo de chefe para um maior monitoramento pedagógico, além do oferecimento de uma orientação educativa por profissionais especializados para atender as necessidades dos alunos e dos professores.
Palavras Chave
Ensino Superior; Formação docente; Licenciatura em Física; Egresso.

Classificações

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Foco Temático
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