A educação ambiental na formação do pedagogo: a dimensão ambiental no curso de licenciatura plena em Pedagogia da UFPB João Pessoa.

Título
A educação ambiental na formação do pedagogo: a dimensão ambiental no curso de licenciatura plena em Pedagogia da UFPB João Pessoa.
Autor
Theoffillo da Silva Lopes
Orientação
Francisco Jose Pegado Abilio
Instituição
UFPB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
João Pessoa/PB
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Ao entender que a problemática ambiental e toda a crise social que se apresenta na sociedade pós-moderna é algo latente, pode-se observar que faz-se solícito uma educação que se perceba inserida nesse contexto. Uma educação que não apenas seja transmitida dentro do espaço escolar, mas para além do mesmo. Que seja formada e transformada através da própria formação inicial dos educadores. Para tanto, essa pesquisa buscou investigar a dimensão ambiental inserida no curso de Pedagogia da UFPB - Campus I. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa de abordagem documental/bibliográfica, para análise do Projeto Político Pedagógico do curso, assim como também das ementas e programas das disciplinas do mesmo. Foi realizado ainda questionários semi-estruturados com professores e alunos do curso, a fim de assim, identificar como a dimensão ambiental vem sendo inserida no processo educativo de formação desses educadores. Como resultados, obtivemos a constatação de que a dimensão ambiental se encontra infimamente inserida no PPP, ementas e programas das disciplinas, e que mesmo sendo já conhecida e reconhecida pelos professores de forma interdisciplinar e transversal, para os alunos, essa concepção ainda não se faz presente, revelando a necessidade de maior discussão e reflexão sobre a dimensão.
Palavras Chave
educação; educação ambiental; formação do pedagogo.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.