Uso da modelagem computacional como proposta de inovação curricular para o ensino de física no ensino médio

Título
Uso da modelagem computacional como proposta de inovação curricular para o ensino de física no ensino médio
Autor
Alexandre Neves Louzada
Orientação
Marcos da Fonseca Elia
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Matemática
Ano
2012
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho tem por objetivo adaptar e testar em uma escola pública brasileira o modelo de avaliação “ACE”, desenvolvido por Borkulo especificamente para ser aplicado em um processo de ensino-aprendizagem envolvendo a modelagem computacional. Este modelo lida com diferentes tipos de raciocínio envolvidos em duas dimensões. Além de adaptar o modelo e de introduzir novos procedimentos metodológicos e instrumentos de observação e de análise, nossos resultados mostraram que o modelo ACE é mais efetivo na discriminação dos alunos que estão na parte superior e inferior da escala de habilidades de raciocínio científico, quando comparados aos testes escritos.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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