A educação ambiental nas escolas estaduais de Ensino Médio, em Campo Grande MS.
Título
A educação ambiental nas escolas estaduais de Ensino Médio, em Campo Grande MS.
A educação ambiental nas escolas estaduais de Ensino Médio, em Campo Grande MS.
Autor
Nilce Romero Lucchese
Nilce Romero Lucchese
Orientação
Gilberto Luiz Alves
Gilberto Luiz Alves
Instituição
UNIDERP
UNIDERP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto a educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio da cidade de Campo Grande, MS. A relevância do tema está relacionada na desenfreada exploração de bens naturais que resulta em exaustão dos recursos existentes e crise ambiental. Essa tendência tem sido imanente ao desenvolvimento da sociedade capitalista. Como um dos recursos para enfrentar tal crise vem ganhando importância a educação ambiental. No Brasil ela é preconizada como tema transversal nos currículos de educação básica, daí ser procedente a investigação da forma como vem sendo tratada nas escolas. As fontes teóricas foram buscadas em Karl Marx e Friedrich Engels, Darcy Ribeiro, Eric Hobsbawm, Bursztyn e Persegona, István Mészáros e Gilberto Luiz Alves, a análise objetiva evidenciar como foi produzida historicamente a questão ambiental e como se deu a emergência da educação ambiental como recurso para enfrentá-la. Com base em entrevistas semiestruturadas, objetiva, também, identificar e analisar os instrumentos de trabalho didático utilizados em educação ambiental pelos professores de quatro escolas estaduais de ensino médio em Campo Grande, MS. Por ser a educação ambiental tema transversal nos currículos, optou-se por entrevistar professores de áreas do conhecimento mais próximas da questão ambiental: geografia e biologia. O estudo revelou sobretudo, que ao tratar a educação ambiental, os professores utilizam os manuais didáticos especializados como instrumentos privilegiados para a formação dos estudantes, caminho que compromete a visão de transversalidade proposta pelos currículos.
Esta pesquisa tem como objeto a educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio da cidade de Campo Grande, MS. A relevância do tema está relacionada na desenfreada exploração de bens naturais que resulta em exaustão dos recursos existentes e crise ambiental. Essa tendência tem sido imanente ao desenvolvimento da sociedade capitalista. Como um dos recursos para enfrentar tal crise vem ganhando importância a educação ambiental. No Brasil ela é preconizada como tema transversal nos currículos de educação básica, daí ser procedente a investigação da forma como vem sendo tratada nas escolas. As fontes teóricas foram buscadas em Karl Marx e Friedrich Engels, Darcy Ribeiro, Eric Hobsbawm, Bursztyn e Persegona, István Mészáros e Gilberto Luiz Alves, a análise objetiva evidenciar como foi produzida historicamente a questão ambiental e como se deu a emergência da educação ambiental como recurso para enfrentá-la. Com base em entrevistas semiestruturadas, objetiva, também, identificar e analisar os instrumentos de trabalho didático utilizados em educação ambiental pelos professores de quatro escolas estaduais de ensino médio em Campo Grande, MS. Por ser a educação ambiental tema transversal nos currículos, optou-se por entrevistar professores de áreas do conhecimento mais próximas da questão ambiental: geografia e biologia. O estudo revelou sobretudo, que ao tratar a educação ambiental, os professores utilizam os manuais didáticos especializados como instrumentos privilegiados para a formação dos estudantes, caminho que compromete a visão de transversalidade proposta pelos currículos.
Palavras Chave
questão ambiental; educação ambiental; Ensino Médio.
questão ambiental; educação ambiental; Ensino Médio.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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