A educação ambiental nas escolas estaduais de Ensino Médio, em Campo Grande MS.

Título
A educação ambiental nas escolas estaduais de Ensino Médio, em Campo Grande MS.
Autor
Nilce Romero Lucchese
Orientação
Gilberto Luiz Alves
Instituição
UNIDERP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto a educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio da cidade de Campo Grande, MS. A relevância do tema está relacionada na desenfreada exploração de bens naturais que resulta em exaustão dos recursos existentes e crise ambiental. Essa tendência tem sido imanente ao desenvolvimento da sociedade capitalista. Como um dos recursos para enfrentar tal crise vem ganhando importância a educação ambiental. No Brasil ela é preconizada como tema transversal nos currículos de educação básica, daí ser procedente a investigação da forma como vem sendo tratada nas escolas. As fontes teóricas foram buscadas em Karl Marx e Friedrich Engels, Darcy Ribeiro, Eric Hobsbawm, Bursztyn e Persegona, István Mészáros e Gilberto Luiz Alves, a análise objetiva evidenciar como foi produzida historicamente a questão ambiental e como se deu a emergência da educação ambiental como recurso para enfrentá-la. Com base em entrevistas semiestruturadas, objetiva, também, identificar e analisar os instrumentos de trabalho didático utilizados em educação ambiental pelos professores de quatro escolas estaduais de ensino médio em Campo Grande, MS. Por ser a educação ambiental tema transversal nos currículos, optou-se por entrevistar professores de áreas do conhecimento mais próximas da questão ambiental: geografia e biologia. O estudo revelou sobretudo, que ao tratar a educação ambiental, os professores utilizam os manuais didáticos especializados como instrumentos privilegiados para a formação dos estudantes, caminho que compromete a visão de transversalidade proposta pelos currículos.
Palavras Chave
questão ambiental; educação ambiental; Ensino Médio.

Classificações

Nível escolar
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Foco Temático
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