Responsabilidade socioambiental e as concepções de educação ambiental nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública de Anápolis-GO.
Título
Responsabilidade socioambiental e as concepções de educação ambiental nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública de Anápolis-GO.
Responsabilidade socioambiental e as concepções de educação ambiental nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública de Anápolis-GO.
Autor
Sarah Honorio da Luz
Sarah Honorio da Luz
Orientação
Mirza Seabra Toschi
Mirza Seabra Toschi
Instituição
UNIEVANGÉLICA
UNIEVANGÉLICA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Anápolis/GO
Anápolis/GO
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Objetiva-se com este estudo analisar de que maneira as escolas do Ensino Fundamental de Anápolis têm cumprido sua responsabilidade social em relação à educação ambiental. A justificativa desta pesquisa está em a escola tomar para si o desafio de contribuir para a formação de alunos socialmente responsáveis pelo meio ambiente. Dessa forma propicia aos estudantes o desenvolvimento humano, cultural, ambiental, científicos e tecnológicos, de modo que adquiram condições para enfrentar as exigências da atualidade, sendo a educação ambiental responsável pela formação do sujeito ecológico. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, respaldada pela pesquisa bibliográfica utilizando obras de autores como Carvalho (2008); Gadotti (2001); Gutierrez (2001); Jacobi (2003); Dias (2010) dentre outros. O local da pesquisa foram três instituições públicas de ensino da cidade de Anápolis-GO. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Como sujeitos da pesquisa participaram alunos, professores gestores. Concluiu-se que as três unidades escolares pesquisadas desenvolvem a Educação Ambiental, cada uma à sua maneira, o que se percebeu é a necessidade de maior profundidade e maior comprometimento de todos os envolvidos com a questão ambiental. Palavras-chave: Educação Ambiental e responsabilidade Social. Sujeito Ecológico. Responsabilidade socioambiental e educação.
Objetiva-se com este estudo analisar de que maneira as escolas do Ensino Fundamental de Anápolis têm cumprido sua responsabilidade social em relação à educação ambiental. A justificativa desta pesquisa está em a escola tomar para si o desafio de contribuir para a formação de alunos socialmente responsáveis pelo meio ambiente. Dessa forma propicia aos estudantes o desenvolvimento humano, cultural, ambiental, científicos e tecnológicos, de modo que adquiram condições para enfrentar as exigências da atualidade, sendo a educação ambiental responsável pela formação do sujeito ecológico. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, respaldada pela pesquisa bibliográfica utilizando obras de autores como Carvalho (2008); Gadotti (2001); Gutierrez (2001); Jacobi (2003); Dias (2010) dentre outros. O local da pesquisa foram três instituições públicas de ensino da cidade de Anápolis-GO. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Como sujeitos da pesquisa participaram alunos, professores gestores. Concluiu-se que as três unidades escolares pesquisadas desenvolvem a Educação Ambiental, cada uma à sua maneira, o que se percebeu é a necessidade de maior profundidade e maior comprometimento de todos os envolvidos com a questão ambiental. Palavras-chave: Educação Ambiental e responsabilidade Social. Sujeito Ecológico. Responsabilidade socioambiental e educação.
Palavras Chave
educação ambiental; responsabilidade social.
educação ambiental; responsabilidade social.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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