A educação ambiental para gestão sustentável da água : estudo de caso do igarapé do Mindu - Manaus, AM.
Título
A educação ambiental para gestão sustentável da água : estudo de caso do igarapé do Mindu - Manaus, AM.
A educação ambiental para gestão sustentável da água : estudo de caso do igarapé do Mindu - Manaus, AM.
Autor
Ana Lucia Soares Machado
Ana Lucia Soares Machado
Orientação
Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti
Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti
Instituição
UNB
UNB
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A Amazônia Central é formada por uma rede de pequenos igarapés, o que a constitui na mais densa região hidrográfica do mundo. Esses ambientes vêm sendo impactados com desmatamento e ocupações irregulares. Em espaços urbanos, as sub-bacias hidrográficas sofrem com a elevada ocupação antrópica. Os igarapés, em Manaus, estão assoreados e poluídos, o que instiga ao questionamento quanto ao desafio da gestão compartilhada desses bens para a garantia da vida. Com a finalidade de investigar e discutir a educação ambiental enquanto processo na gestão ambiental e sua contribuição para a sustentabilidade, buscou-se nesta tese mostrar o processo de degradação num período de 40 anos; realizar um diagnóstico socioambiental; identificar e verificar os programas, projetos e ações em Educação Ambiental, desenvolvidos ao longo do Igarapé do Mindu, localizado na área urbana do município de Manaus (AM), bem como os conflitos existentes na gestão socioambiental dessa área. A metodologia utilizada refere-se a um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo em uma abordagem de multimétodos. Foram entrevistados cinco categorias de atores sociais: o poder público, por meio das secretarias municipais e estaduais que mantêm uma relação direta com o Igarapé do Mindu; uma instituição privada; as escolas municipais e estaduais localizadas nas proximidades do Igarapé; instituições de pesquisas, cujos projetos estão relacionados aos igarapés em área urbana; e comunitários que vivem em locais que o igarapé percorre. Os resultados obtidos demonstraram um processo de degradação do igarapé e diferentes entendimentos da Educação Ambiental, sendo que alguns têm de modo implícito ideias características do modelo conservacionista, enquanto outros se definem num modelo da crítica social para gestão ambiental. Tendo como base as concepções abordadas, a Educação Ambiental em Manaus tem avançado, mas deve haver um entendimento mais complexo e um processo contínuo da Educação Ambiental na gestão socioambiental dentro dos órgãos gestores e sociedade civil. Conclui-se que existe uma relação direta entre os igarapés e o uso do solo, o tema está ligado às seguintes dimensões da sustentabilidade: social, cultural, econômica, ambiental e política-institucional. Por meio do diagnóstico socioambiental realizado no Igarapé do Mindu, verificou-se a insustentabilidade dessas dimensões no município de Manaus (AM). Foi percebida uma fragilidade na gestão ambiental dos cursos dágua, não apenas para com o Igarapé do Mindu, mas também nos demais igarapés que entrecortam a área urbana de Manaus (AM). A Educação Ambiental passa a contribuir mais efetivamente na construção de um cidadão socioambiental capaz de atuar na recuperação e conservação dos igarapés, a partir do entendimento de que é a base para um processo de gestão ambiental sustentável.
A Amazônia Central é formada por uma rede de pequenos igarapés, o que a constitui na mais densa região hidrográfica do mundo. Esses ambientes vêm sendo impactados com desmatamento e ocupações irregulares. Em espaços urbanos, as sub-bacias hidrográficas sofrem com a elevada ocupação antrópica. Os igarapés, em Manaus, estão assoreados e poluídos, o que instiga ao questionamento quanto ao desafio da gestão compartilhada desses bens para a garantia da vida. Com a finalidade de investigar e discutir a educação ambiental enquanto processo na gestão ambiental e sua contribuição para a sustentabilidade, buscou-se nesta tese mostrar o processo de degradação num período de 40 anos; realizar um diagnóstico socioambiental; identificar e verificar os programas, projetos e ações em Educação Ambiental, desenvolvidos ao longo do Igarapé do Mindu, localizado na área urbana do município de Manaus (AM), bem como os conflitos existentes na gestão socioambiental dessa área. A metodologia utilizada refere-se a um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo em uma abordagem de multimétodos. Foram entrevistados cinco categorias de atores sociais: o poder público, por meio das secretarias municipais e estaduais que mantêm uma relação direta com o Igarapé do Mindu; uma instituição privada; as escolas municipais e estaduais localizadas nas proximidades do Igarapé; instituições de pesquisas, cujos projetos estão relacionados aos igarapés em área urbana; e comunitários que vivem em locais que o igarapé percorre. Os resultados obtidos demonstraram um processo de degradação do igarapé e diferentes entendimentos da Educação Ambiental, sendo que alguns têm de modo implícito ideias características do modelo conservacionista, enquanto outros se definem num modelo da crítica social para gestão ambiental. Tendo como base as concepções abordadas, a Educação Ambiental em Manaus tem avançado, mas deve haver um entendimento mais complexo e um processo contínuo da Educação Ambiental na gestão socioambiental dentro dos órgãos gestores e sociedade civil. Conclui-se que existe uma relação direta entre os igarapés e o uso do solo, o tema está ligado às seguintes dimensões da sustentabilidade: social, cultural, econômica, ambiental e política-institucional. Por meio do diagnóstico socioambiental realizado no Igarapé do Mindu, verificou-se a insustentabilidade dessas dimensões no município de Manaus (AM). Foi percebida uma fragilidade na gestão ambiental dos cursos dágua, não apenas para com o Igarapé do Mindu, mas também nos demais igarapés que entrecortam a área urbana de Manaus (AM). A Educação Ambiental passa a contribuir mais efetivamente na construção de um cidadão socioambiental capaz de atuar na recuperação e conservação dos igarapés, a partir do entendimento de que é a base para um processo de gestão ambiental sustentável.
Palavras Chave
educação ambiental; água; desenvolvimento sustentável.
educação ambiental; água; desenvolvimento sustentável.
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