Uma proposta de metodologia do ensino de embriologia básica

Título
Uma proposta de metodologia do ensino de embriologia básica
Autor
Ângela Maria Silva Madureira
Orientação
Cláudia de Vilhena Schayer Sabino
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O ensino de embriologia exige dos discentes um grande esforço para a compreensão de conceitos complexos e muitas vezes abstratos, como ocorre na formação de cada etapa do desenvolvimento humano até o nascimento, exigindo do professor um busca constante em renovar sua metodologia, com uso de livro atlas, aulas com uso de modelos, lâminas, microscópios. Esses recursos muitas vezes não são suficientes para a compreensão do discente. Diante desse quadro, nesta dissertação nos dedicamos à construção de um material didático que facilite a melhor compreensão do ensino de embriologia. O material didático desenvolvido é composto por onze atividades elaboradas a partir do sistema reprodutor, etapas do desenvolvimento até os anexos embrionários, com o objetivo de contribuir e facilitar a aprendizagem da disciplina Embriologia básica e clínica. Este material didático foi experimentado por alunos de graduação em Biomedicina e Ciências Biológicas de uma instituição de ensino privada. Após análise qualitativa e quantitativa da aprendizagem dos alunos, através da metodologia diversificada, usando métodos simples, mostrou-se capaz de resolver quase todas as dificuldades e reduzir o número de dependências apresentadas nos cursos pesquisados.Concluímos que compete ao professor buscar metodologias alternativas no processo ensinoaprendizagem, pois, além de motivar os discentes, facilita a assimilação de termos tão abstratos quanto os citados nas etapas do desenvolvimento embriológico.
Palavras Chave
Ensino de Embriologia; Metodologia de Ensino; Elaboração Material didático.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.