Vestibular seriado: estado da arte e a percepção docente sobre o tema

Título
Vestibular seriado: estado da arte e a percepção docente sobre o tema
Autor
Maira Elias Manzano
Orientação
Sonia Godoy Bueno Carvalho Lopes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química, Instituto de Física, Institu
Ano
2011
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Após a promulgação da Lei 9394/96, a forma de ingresso ao Ensino Superior tornou-se mais flexível, com a possibilidade de outros processos seletivos além dos vestibulares tradicionais. O vestibular seriado surge com uma destas alternativas e o primeiro a ser implantado foi o da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1995. Alguns dos objetivos desse tipo de avaliação são a democratização do acesso dos alunos de escolas públicas ao ensino superior e diminuição da pressão exercida nos vestibulandos. Essa forma de avaliação tem gerado muitas discussões, inclusive em artigos e dissertações com conclusões antagônicas. Os resultados do presente estudo permitem dizer que a avaliação seriada figura como opção viável de seleção de ingresso ao ensino superior, mas há ajustes necessários tanto na esfera das políticas públicas educacionais, para que, os objetivos propostos por esse tipo de avaliação não fique apenas nos editais de seus programas.
Palavras Chave
Acesso ao Ensino Superior; Ensino Médio; Vestibular; Vestibular Seriado

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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