Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes
Título
Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes
Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes
Autor
Leonardo Santiago Lima Marengão
Leonardo Santiago Lima Marengão
Orientação
Paulo Celso Ferrari
Paulo Celso Ferrari
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nesta pesquisa investigamos a possibilidade de os estudantes identificarem problemas de FÃsica em seu cotidiano após terem aulas de Mecânica segundo o processo de problematização dialógica, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi realizada com estudantes do perÃodo noturno do curso Técnico em Transporte de Cargas, na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente foram aplicados a todos os estudantes questionários constituÃdos de perguntas abertas e, posteriormente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns desses estudantes. Ao longo do desenvolvimento das etapas dos Três Momentos Pedagógicos propusemos os estudantes elaborassem problemas de FÃsica. A interpretação das respostas aos questionários e das transcrições das entrevistas através da Análise de Conteúdo sugere que o desenvolvimento dos Três Momentos Pedagógicos, com a elaboração de problemas pelos próprios estudantes, permite que haja uma relativa apropriação de tais problemas pelos mesmos, o que os auxilia a desenvolver uma percepção da presença da FÃsica em situações do seu cotidiano, ainda que eles demonstrem dificuldades conceituais. A postura dialógica do professor bem como a participação ativa dos estudantes ao longo do processo também foram caracterÃsticas fundamentais para que os estudantes conseguissem construir problemas de FÃsica fora do ambiente escolar.
Nesta pesquisa investigamos a possibilidade de os estudantes identificarem problemas de FÃsica em seu cotidiano após terem aulas de Mecânica segundo o processo de problematização dialógica, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi realizada com estudantes do perÃodo noturno do curso Técnico em Transporte de Cargas, na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente foram aplicados a todos os estudantes questionários constituÃdos de perguntas abertas e, posteriormente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns desses estudantes. Ao longo do desenvolvimento das etapas dos Três Momentos Pedagógicos propusemos os estudantes elaborassem problemas de FÃsica. A interpretação das respostas aos questionários e das transcrições das entrevistas através da Análise de Conteúdo sugere que o desenvolvimento dos Três Momentos Pedagógicos, com a elaboração de problemas pelos próprios estudantes, permite que haja uma relativa apropriação de tais problemas pelos mesmos, o que os auxilia a desenvolver uma percepção da presença da FÃsica em situações do seu cotidiano, ainda que eles demonstrem dificuldades conceituais. A postura dialógica do professor bem como a participação ativa dos estudantes ao longo do processo também foram caracterÃsticas fundamentais para que os estudantes conseguissem construir problemas de FÃsica fora do ambiente escolar.
Palavras Chave
Problematização; Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Física.
Problematização; Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Física.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.