Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes

Título
Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes
Autor
Leonardo Santiago Lima Marengão
Orientação
Paulo Celso Ferrari
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta pesquisa investigamos a possibilidade de os estudantes identificarem problemas de Física em seu cotidiano após terem aulas de Mecânica segundo o processo de problematização dialógica, por meio dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi realizada com estudantes do período noturno do curso Técnico em Transporte de Cargas, na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente foram aplicados a todos os estudantes questionários constituídos de perguntas abertas e, posteriormente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns desses estudantes. Ao longo do desenvolvimento das etapas dos Três Momentos Pedagógicos propusemos os estudantes elaborassem problemas de Física. A interpretação das respostas aos questionários e das transcrições das entrevistas através da Análise de Conteúdo sugere que o desenvolvimento dos Três Momentos Pedagógicos, com a elaboração de problemas pelos próprios estudantes, permite que haja uma relativa apropriação de tais problemas pelos mesmos, o que os auxilia a desenvolver uma percepção da presença da Física em situações do seu cotidiano, ainda que eles demonstrem dificuldades conceituais. A postura dialógica do professor bem como a participação ativa dos estudantes ao longo do processo também foram características fundamentais para que os estudantes conseguissem construir problemas de Física fora do ambiente escolar.
Palavras Chave
Problematização; Três Momentos Pedagógicos; Ensino de Física.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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